Bom dia/Boa tarde/Boa noite/Boa madrugada!
Cara, essa semana tá complicada... Muitos problemas... E a Uepa tá sugando... Mas vamos lá, o blog não pode ficar desatualizado!
O que hoje eu vou escrever pra vocês, é algo que eu já vinha pensando por algum tempo, mas que nunca tinha visto ninguém falar sobre. Até que ontem, tamanho 9 da noite lá na Uepa (sendo que eu estudo de manhã), eu, o Itamar e o Renato (mais conhecido como Nattinho) chegamos à seguinte conclusão: uma das formas mais fáceis de aprender Matemática é sendo humilde.
Parece estranho, mas é verdade! Ainda pretendo em fazer uma pesquisa sobre isso, mas pela minha humilde experiência entre aulas particulares e a monitoria, posso afirmar que 80% das dificuldades de alunos de Ensino Médio e Superior vem dá má-qualidade do Ensino Fundamental dos mesmos. E pra quem faz o Superior já, pode ter sofrido tanto no Fundamental quanto no Médio.
O que eu quero dizer com isso? Que aquelas pessoas que queiram aprender Matemática (seja pra passar no Vestibular, em concursos públicos ou ser um bom profissional na sua área) precisam compreender que se elas tiverem uma boa base, todos os outros assuntos ficam mais fáceis. Muita gente sabe que tem dificuldade, mas não quer "perder tempo" pra dar uma olhada em assuntos "fáceis".
Um grande exemplo disso foi a Nayara ano passado. Ela tinha algumas dificuldades advindas das séries anteriores. Aí ela foi fazer vestibular, sabe o que ela fez? Passou todo o primeiro semestre sem encostar nas matérias que iam cair no vestibular. Ao invés disso ela resolveu, literalmente, todas as questões de 4 livros: um da quinta, um da sexta, um da sétima e outro da oitava série. Cara, ela melhorou MUITO!
No segundo semestre ela começou a estuar os assuntos que iam cair no vestibular, propriamente dito. Resultado de tudo isso? Passou na Uepa, na Ufra, ganhou bolsa integral de Direto na Unama pelo PROUNI (na qual está cursando), tinha nota pra passar no IFPA e só não passou na Federal por causa da redação, porque tinha nota pra ficar entre os dez primeiros. Ela é o meu orgulho!
Claro que isso não deve acontecer só com a Matemática, mas a destaco porque é a disciplina mais controversa de todas, sem dúvidas. E esse recado serve muito para os meus amigos que serão futuros professores. Precisamos ter humildade pra saber que nunca vamos saber tudo em Matemática, que sempre vai ter um assunto que não dominamos e um aluno que vai trazer uma questão morta da escrota pra gente resolver, e nós não vamos saber. Além do que, na nossa prática de ensino, saber os pré-requisitos de um determinado assunto que vamos promover e mostrar pros alunos antes, não apenas aquela tradicional revisão que não ensina nada, para que possamos nivelar a turma e assim obter um melhor rendimento por parte dela.
É importante pensarmos em tudo isso, afinal, o principal objetivo de um professor é sempre visar o aprendizado real do aluno. E assim poderemos mudar vidas, e até quem sabe o mundo. Se bem que, eu não tenho o sonho de mudar o mundo, mas quero poder dar conhecimento àquelas pessoas que vão mudá-lo.
^^
Mas agora deixa eu ir que ainda tenho o trabalho de Física Geral pra digitar! Falows!!!
Por isso é que digo entrei na universidade, pensando que sabia matematica.
ResponderExcluirE nao gostei da ultima figura. Deixou aqui minha indignação.
Ah pensava que gostava de mateamtica, ainda gosto mas naum com aquela empolgaçao, e naum gostei da ultima figuraa, isso é falta de respeitoo -------> Gema ☻
ResponderExcluirAh, confesso que esse texto não curti muito não, apesar de que o assunto é muito importante.
ResponderExcluirE quanto ao final, deveria ter mais cuidado =D agora aguente as indignações uashuashushaus
www.velikovalovi.blogspot.com
Vc usou boas referências teóricas ^^ (Itamar e nattinho(Renato))
ResponderExcluirGostei dessa. Vou usar o método Nayara de estudo! Bom, aproveita e arranja um homem pra não teres problemas, heh :D
ResponderExcluirOutra coisa, realmente você aprende mais qualquer coisa à base da humildade. E ensina melhor também.
Pois é, lendo esse post de novo, lembrei que eu ainda quero fazer essa pesquisa sobre humildade na matemática... ^^
ResponderExcluirMinha definição : 'Pedagogia do Espantamento' - Método desenvolvido
ResponderExcluirpelos vestibulares das públicas que consiste de quesito que quase nada
avalia, visando apenas assombrar o candidato quando abrir a prova. E
tudo faz parte do processos histórico, implementado/implantado pela
ditadura, das públicas alijarem ingresso da rede pública e favorecer
quem paga pré-vestibular.
Ex: Questão 07, vestibular 2012/UFPA
http://www.ceps.ufpa.br/daves/PS%202012/prova/Prova_Objetiva_PS_2012.pdf
Pior ainda: Essa notícia - 15.12.2011, Eventuais vagas remanescentes do PS
2012 serão preenchidas via Enem,
http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=5360, mostra até todo o
institucional desesperado como se já soubessem que irá sobrar vagas,
mesmo que tenha mais de 70 mil candidatos para pouco mais de 7 mil vagas.
Por quê?