sexta-feira, 1 de outubro de 2010

E dá-lhe bregão!

É galera... Quebrei minha promessa... Pra quem ia postar todo dia hein? Uma semana sem postar é bem mal... Mas vamos lá ao que interessa:

O blog em questão fala sobre assuntos que dizem respeito ao cotidiano regional, correto? Então se a gente falar de música regional nós vamos falar do que? Axé? Pagode? Funk? Sertanejo? Não! De Calypso então? É, poderia até ser... De carimbó? Também poderia ser, mas não também. Vamos falar é do Brega, ou melhor, do Tecno Brega/Melody.

Carimbó tá caindo cada vez mais no esquecimento...

É meus amigos, essa é a nossa realidade musical. A música que (quase) todo paraense ouve e dança, é o Brega e suas variações. É claro que toca também todos aqueles outros ritmos, mas sem dúvida o mais tocado, pedido e aguardado em qualquer festa é o Bregão. Mas vamos fazer aqui um parêntese à um improvável internalta que não seja do estado do Pará e que esteja lendo essa humilde análise: Brega que eu falo, não é Reginaldo Rossi não, meu filho. Isso daí era o que a vovó ouvia e dançava quando ia pras festas dela, com o vovô. O Brega evoluiu muito, e é sobre isso que eu quero falar.

O Brega em si nunca foi considerado um ritmo musical, e sim um gênero. Associado muitas vezes à música romântica, ele tem suas origens lá pela década de 40 e 50, advindo do bolero. Na década de 70, passou a configurar-se em músicas românticas, de rimas fáceis e palavras simples, tendo como símbolo o eterno Reginaldo Rossi, o "Rei do Brega" (quem não lembra de "Garçom, aqui, nessa mesa de bar/ Você já cansou de escutar/ Centenas de casos de amor..."?). Sempre foi associado à pessoas de mentalidade pouco desenvolvida, pois era considerado um tipo de música "de mau gosto". A partir da década de 90, especialmente na região Norte, e mais especialmente ainda em Belém do Pará (minha cidade linda), o Brega tomou outros rumos.

Mas que cara bonitão que a vovó gostava de ouvir!

Como vocês podem ler na wikipédia, o chamado "Brega Pop" foi consolidado através das festas que rolavam em Belém, pois como os artistas de outros ritmos, tidos como nacionais, quase nunca vinham por essas lados, os "bregueiros" encontraram refúgio e fizeram carreira por aqui. Desse tal "Brega Pop" surgiu vários outros ritmos, pois começou-se a misturar vários ritmos e ver no que ia dar. Assim surgiu o Calypso. Assim surgiu o TecnoBrega.

É o Calypsooooo!
Geralmente, quem é de fora do Pará e ouve falar daqui e, entre outras coisas, pensa logo no Calypso. Mas ao contrário do que muita gente acha, essa banda só deu certo porque outras ralaram muito antes. O Tecnobrega fez no Pará que esse ritmo deixasse de ser vinculado ao povão exclusivamente, e o deu um caráter mais elitizado. O que não falta hoje é Plaboyzinho ouvindo Brega altão no seu carro, pela cidade. Hoje ouve-se esse tipo de música da Terra Firme (periferia) à Doca de Souza Franco (centro da cidade). E foi isso que ajudou à bandas como o Calypso a fazerem sucesso à nível nacional, pois cada vez mais esse ritmo vem sendo visto de forma menos preconceituosa.

Esse fenômeno que aconteceu aqui em Belém, é semelhante ao que aconteceu com o Axé em Salvador, com o Funk no Rio, o pagode em São Paulo, o Forró em Fortaleza ou o Sertanejo em Goiania. A grande mídia se apoderou desses ritmos nos últimos anos porque percebeu que poderia faturar com eles, é por isso que hoje em dia a Globo/Record/SBT/Band levam aos seus programas, pérolas como Luan Santana, Joelma, Ivete, Alexandre Pires/ Compade Washington entre outros. É tudo interesse comercial. Da mesma forma como tá acontecendo com o Rock nacional, cheio de Restart, Cine e NX Zero da vida. A mídia tá fazendo tudo ficar pop, todos os ritmos serem aceitos pela sociedade. Porque eles são bonzinhos e querem fazer todo mundo ser amiguinho? Não! Porque eles querem lucrar com isso, só.

Mamãe, eu quero ser, mamãe!
Isso tudo é a banalização da música. Corrói as mentes jovens do nosso país. Mas tá, eu não to aqui pra falar disso, eu vim aqui pra falar de Brega. Sinceramente? Eu não gosto de ouvir nenhum desses ritmos. Ouvir mesmo, eu ouço só Rock, e quando ouço. Antigamente eu tinha ódio de outra coisa que não fosse Rock, mas hoje em dia não. No dia em que eu precisei aprender a dançar por necessidade de não mais ficar olhando os caras ficarem com as meninas, unica e exclusivamente porque eles sabiam dançar (e até hoje eu não sei direito), eu mudei bastante minha opinião sobres vários ritmos. Curto dançar Brega e Forró. Só não consigo ainda curtir muito Pagode e Raggae, mas nada de preconceito.

Eu acho que todos esses ritmos vem da cultura de cada parte do país, e que é importante respeitá-los, apesar de que nenhum deles traga algo realmente importante nas nossas vidas além de sair da pedra. Mas o preconceito com o Brega em relação à pessoas de fora do estado e até daqui mesmo não dá pra entender. Eu sinto que é muito mais pelo ritmo ser oriundo daqui do norte do que por outra coisa. Existem Funks muito piores, ou ainda Axés. E o povo curte que é uma beleza. Mas falou de Brega aí o povo torce o nariz.

Cara, merda por merda, eu prefiro o Brega porque é daqui, do meu estado. Festa de aparelhagem só dá ladrão? Não, tem muito mauricinho lá também, seja na Pororoca, na Metrópole, no Vadião ou na sede do Ipanema. Eu axo até graça das letras, vocês não? Quem nunca achou graça das letras do Super Pop, Príncipe Negro, Rubi, Tupinambá, Novo Vetron, Brasilândia e outros?

Os DJ's do Super Pop fazem sucesso! Grita meu Águiaaaaaa!!!

E as letras das músicas? Eles pegam ritmos já conhecidos, colocam uma batida eletrônica, fazem uma letra morta da escrota e tá feito! E o pior que essas merdas viciam! Quem nunca ficou com uma música dessas na cabeça, o dia todo? E o pior é que por esses dias, eu tava um tanto abalado psicologicamente, e então essas porras não saiam da minha mente, porque até faziam sentido um pouco. Imagina então quem não tem muito o que pensar? Fica fissurado nelas!

Pra galera relembrar um pouco as pérolas:

"Eu sou é da galera da Golada/ Trás um balde de gelada/ Que a festa vai rolaaaar!"

"Me consome tanta dor/ Uma noite de aventura/ Foi o tempo que durou/ E não vê que por dentro me consome tanta dor?"

"Não quero namorar, não quero compromisso/ Eu só quero ficar uma noite contigo/ Ficar agarradinha, assim fazendo amor/ Só por uma noite de amor/ Se você quiser eu vou"

"O amor me levou onde nunca pensei/ Que pudesse chegar/ Por caminhos estranhos eu andei/ Até te encontrar"

"Só mais uma chance vai?/ Outro amor não há/ Que me faça esquecer nós dois/ Você é mais que o céu e o mar/ A estrela e o luar/ You say good Bye!"

"Bate, esfrega e estica/ Tira roupa que eu quero te ver/ Cola o teu corpo no meu corpo/ Que eu quero te ter"

"O bico do peito do Chico preto é preto/ Quem disser que o bico do peito do chico preto não é preto/ Tem o bico do peito mais preto/ Que o bico do peito do Chico Preto"

"O Rupinol é uma droga perigosa/ Que a gatinha usa para lhe roubar/ Quando ela bota no seu copo/ Você
e fica rupinado e no final ainda sai roubado"

"A nossa história, o nosso amor/ Se transformou em ilusão/ Agora estou sofrendo com esse sentimento/ Que machucou e feriu meu coração"

"Morena, sereia/ o amor que eu sinto é maior que a maré cheia/ Morena, sereia/ Eu vivo sonhando que estou te amando na areia"

"Pare um pouco e pense mais/ Se você se vai/ Pelo menos deixa o telefone pra eu te ligar/ E se voltar atrás/ Eu prometo meu amor nunca mais te fazer chorar"

"Eu sou maluca/ Sou louca por você, louca!/ Volta amor pro nosso ninho se não vou chorar"

"O que pensa o que eu sou?/ Se não sou o que pensou/ Me libera, não insista/ Vá viver um outro amor"

"Amor à primeira vista/ Parece que foi tudo tão intenso, eu quero ter amar/ Não vá sem dizer o seu telefone, eu preciso saber/ Estou como criança perdida"

"Ela tá bêba doida/ Ela tá bêba doida/ Ela tá bêba doida/ Tá bêba? Tá doida!"

"Na vida loka é assim/ Eu parto pro tudo ou nada sem saber se eu volto/ Só tenho você por mim/ Então não me abandona amor/ Eu te imploro"

"Sou um cara malucão/ Minha história é curtição/ Fim de semana é tradição/ Vou pra night curtir um som"

"O nosso amor/ Todos querem por um fim/ Querem nos afastar/ E tirar você de mim/ Eu amo você/ E não importa o que vão dizer/ Eu quero só você"

"Eu sou lobo mau/ Au au/ Eu sou lobo mau/ Au au/ Eu sou lobo mau/ Au au/ O que você vai fazer?/ Eu vou te comer/ Eu vou te comer/ Eu vou te comer/ Eu vou te comer"

O Tecnobrega tá fazendo tanto sucesso que os Baianos tão dizendo que foram eles que criaram. Tá foda.

E aí, lembraram dos "Suuuuuucessoooos"? Cara, eu sei que muita gente vai falar que eu gosto de brega e vai meter o pau nesse post (o Lucas principalmente). Mas beleza, não precisa vocês concordarem comigo. Só queria mostrar que o brega é uma merda como outra qualquer, e que não gostar dele implica não gostar das outras também. E que a mídia tá fudendo com a nossa música. E que merda por merda, prefiro o Brega, que é daqui.


É isso. Aguardando os posts de quem quiser colaborar comigo aqui no Blog. 0/

13 comentários:

  1. Concordo em gênero,número e grau,mas prefiro um carimbó!(sério)

    ResponderExcluir
  2. Hahaha, post interessante!
    e realmente quando um brega toca bastante, é inevitável um trecho da música não grudar na mente mesmo que você não curta o estilo HUAHAHUAHH.

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu ri muito desse teu post, Alexandre.. muito bom! Concordo com o que tu dissestes. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. foda mesmo é essa banda disser que inventaram issso ¬¬
    brega é foda, velho eu amo tudo que é do Pará ...
    agente tem que valorizar a nossa terra, o povo fora do Pará é louco pela sua terra...porque nós não amamos a nossa???
    eu precisei sair de Belem para descobrir o que eu realmente amava.
    xD
    te cuida Alexandre e da proxima vez, ESCREVE MENOS!!!! ^^
    beijo

    ResponderExcluir
  5. RESTART É BEM PIOR DO QUE BREGA!!!
    Pelo menos o Brega tem uma batida contagiante, apesar que as letras são, de fato uma merda... Mas fazer o que né? É daqui!! Então, concordo com você Alexandre, merda por merda, prefiro as daqui do Pará. ^^

    ResponderExcluir
  6. aushuahsuahsauhsaushauhsauh
    Cara, por que eu falaria mal? Tá, tu é bregueiro? É! Mas isso não é motivo...
    Assim, eu, sinceramente, não suporto brega, maas com certeza é algo um tanto essencial na cultura paraense. Curto ouvir "Vou te comer" 500 vezes? CLARO QUE NÃO! Mas é algo que representa a cultura do povo, algo que, infelizmente, deve ser valorizado.
    Ah, só peço pra tu fique mais atento na revisão do texto (também, vai querer postar de madrugada), porque tem alguns erros meio... desconfortáveis, eu diria.
    Bom, é isso aí, Alexandre é bregueiro até o osso e, se assustem, ele ama Restart. Ótimo post, parabéns ^^
    www.velikovalovi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Post interessante, cara. O tecnobrega e seus derivados com certeza fazem parte da cultura paraense, e se o carioca valoriza o funk e o baiano valoriza o axé, não tem motivo para o paraense não valorizar seu brega.
    Quer saber? Tome açaí, vá pro Superpop e seja feliz!

    ResponderExcluir
  8. uahsuhaushuahsu...Gostei do post e concordo c/o Alexandre,apesar de não gostar de brega,aquilo fica empregnado na nossa cabeça...
    Temos que valorizar nossa cultura,mas prefiro carimbó²

    ResponderExcluir
  9. Faço das suas, as minhas palavras Lucas...e isso não ér falta de criatividade tá!^^
    Ahh, o Alexandre e sua incrível habilidade de contornar as situações e negar as coisas nas quais gosta. Só pra realçar o que digo, na quarta(último dia da feira acadêmica-UEPA)eu, com minha notória modéstia, convidei-o pra dançar comigo e tals. Até aí tudo bem, ele aceitou(depois de eu ter insistido bastante, é claro)e começamos a dançar-Forró-, ele tava indo bem até soltar uma: Ahh, eu prefiro brega, pois eu consigo maior evolução! Aí ele vem e posta que gosta de Rock, e quando ouve e tals...kkkkkk
    Poupe-nos né Lucas?!¬¬ depois dessa, o Alexandre não tem moral, pois pelo que me consta, pra saber dançar algo eu preciso primeiro gostar de tal(estilo musical). Háhahahha
    Com exceção disso, parabéns pelo sucesso, afinal, ja ta até se iludindo né com a visita de outros estrangeiros(so basta estar fora do Estado)aehuehauehauheuaehuahe
    Eu já te disse e repito, essa joça so vai se tornar famoso quando cê postar meus textos...eu deixo tu ser meu sócio!*-*

    ResponderExcluir
  10. o brega pop é bom de + alexandre eu moro aki no pará e só doido por melody um abraço

    ResponderExcluir
  11. Já falaram muito, mas só vou comentar pra discordar duma coisa: merda por merda prefiro merda nenhuma. :|

    ResponderExcluir