segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Rivalidade: A salvação do Futebol Paraense.

Não tenho dúvidas que o escudo Remo é o mais bonito!

Bem amigos do meu Blog! Hoje estou aqui para falar-lhes sobre o futebol paraense. Calma gente, eu sei que muitos de vocês não curtem nem futebol, quanto mais o paraense! Mas eu peço a vocês a oportunidade de falar sobre isso e, quem sabe, até refletirem um pouco.

Muita gente deve saber que eu torço para um único time na face da Terra: o Clube do Remo, e antes que você venham me chatear pelos seguidos insucessos do meu time (eliminação da Série D, a troca do nosso estádio por um outro no bairro do Aurá, o nosso presidente mau caráter, entre outros) quero dizer-lhes que tenho vontade que o outro time, vulgo Paissandu (ou Paysandu, como queiram) suba pra Série B, este ano.

Como é que é? Um Remista querendo que aquele time de camisa de Bananas de Pijamas tenha algum sucesso? Isso mesmo! E vou lhes explicar o porquê.

Não parece o uniforme do Paysandu?
O futebol no Brasil e no mundo, meus caros, é feito entre outras coisas, por rivalidade. E isso que têm mantido o nosso futebol local vivo. Desde 2006, Remo e Paysandu só vem fazendo sucesso dentro de casa (Paysandu tá 4 anos na Série C e todo esse tempo sem ganhar uma partida sequer fora do estado; o Remo caiu da Série B pra Série D, e ainda ficou sem disputar o Campeonato Brasileiro no ano de 2009).

A rivalidade entre times é muito importante, é só ver a lista dos maiores times do Brasil, pois todos eles têm pelo menos um grande rival: vide Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos; Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo; Internacional e Grêmio; Sport e Náutico; Vitória e Bahia, Ceará e Fortaleza, entre outros. Pode-se até ver que, nos estados onde não há uma rivalidade muito grande entre dois times, não há futebol de qualidade, como o Amazonas, Tocantins, Mato Grosso ou Espírito Santo.

Aprende que o Leão sempre tá por trás, Mucura!

O que eu quero falar com isso? Eu como Remista, tenho vontade que o Paysandu (e o Águia) subam pra segunda divisão, porque assim os dirigentes do Remo vão se sentir pressionados a montar um super time pra que nós também subamos e voltemos a ter alegrias com o nosso time. Enquanto o time do outro lado da Almirante Barroso estiver sem tantos sucessos na terceira divisão, nós Remistas vamos estar conformados com a nossa própria situação.

E isso é grave! Mês passado, um time centenário que é o Moto Clube do Maranhão fechou as portas, enquanto que seu maior rival, o Sampaio Corrêia está disputando a quarta divisão. Algo lamentável para o futebol da região Norte/Nordeste. Assim como a situação da nossa Tuna Luso. É lamentável, por que o futuro é assistirmos futebol apenas pela televisão, como muitos de vocês já devem estar fazendo.

Moto Clube (MA)

E só pra lembrar, o Moto Clube era um time como o Remo ou o Paysandu, uma torcida imensa e apaixonada, mas que com uma sequência impressionante de insucessos foi acabando até chegar na situação atual. E isso pode acontecer com os nossos times! O Pará não está tão diferente do Maranhão nesse sentido.

Aí vem alguém e me diz: "Tomara que esses times daqui tudo se ferrem! São todos ruins mesmo!". Pô cara, alguém me falar isso me deixa triste. É a nossa cultura, são os nossos times! É o mesmo que pedir pra acabar com Carimbó ou o Teatro da Paz. Não podemos continuar só valorizando o que vem de fora!


Pra vocês terem uma noção, eu valorizo muito mais uma pessoa que torce só pro Paysandu, do que uma que torce pro Remo e pra um time do Sul/Sudeste. Não dá pra entender que é isso que a grande mídia quer? Acabar com a nossa cultura e supervalorizar cultura deles? Não basta eles fazerem isso na música, nos livros, no modo de viver? Precisamos sim valorizar o que é nosso!


Mas tá, deixa eu voltar pro que eu tava falando, outro dia eu falo dos que torcem pra mais de um time. Conclusão de tudo isso: eu tenho vontade que o Paysandu suba; a rivalidade aumente; o meu time suba ano que vem; o futebol paraense volte a ser valorizado; nossa cultura seja levada aos quatro cantos do país a através do nosso futebol (e não só pelas atitudes muito maduras e responsáveis do nosso Paulo Henrique Ganso, que por sinal é Remista); e assim podermos ter uma sociedade mais digna. Claro que não é simples assim, mas é um começo. Pensem nisso. Apoiem nossos times locais. Nossa cultura é que tá em jogo.

E se o Paysandu não subir? Aí a gente encarna neles oras! Rivalidade é rivalidade, amigo!


Cara, escrevi muito hoje. É que eu fico revoltado com quem não valoriza o que temos de bom no nosso estado. E ah, em relação ao comentário do último post, eu realmente não sou nada, cara. Na verdade eu sou um merda, que alguns gostam, outros não gostam. Infelizmente, alguns que gostam, se decepcionam também, e eu me sinto completamente desnorteado por causa disso... Mas isso não quer dizer que eu não possa dar minhas opiniões sobre as coisas não? Pela Constituição, eu tenho direito! Na próxima, identifique-se de boa, aí a gente conversa sobre o que tu não concorda sobre o que eu falo. Muito obrigado, e até a próxima!

E se leste até aqui, comenta!

4 comentários:

  1. Rapaz, belo post apesar de eu não concordar com a ideia central. Pelo menos foi interessante ver uma opinião sustentada por bons argumentos. Mas faço uma pergunta: se tu não gosta do fato de a cultura Sul/Sudeste ser bombardeada nos quatro cantos do país pela grande mídia, por que devemos mostrar pra todo mundo o que é nosso? Estaríamos fazendo o mesmo, não?
    Mas no fim das contas, realmente seria bom se deixássemos de lado essa cultura externa às nossas fronteiras ^^
    É isso... apesar de simples, texto bem escrito, parabéns.
    Ah, já ia esquecendo. O lasanhacomfarinha foi adicionado no veliko como blogs parceiros ^^
    www.velikovalovi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei do texto, sou torcedor do REMO (lamento nossa situação), mas simpatizo com outros clubes (Botafogo, Palmeiras, os gauchos Grêmio e Inter...), é bom mostrar o que é nosso para todos, e sabermos aproveitar o que eles tem de bom. Sou seu seguidor. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a ideia, mais com que dinheiro o remo montara um time compativel ao do paysandu e ao do aguia caso ambos subirem? sabemos que vao ganhar dinheiro da tv fechada, da cbf, do estado, outros patrocinadores fortes, teram mais grana que o remo e montaram um time melhor (essa é a ideia). O Remo nao vai ter GRANA e como diria um jornalita da rba lisos abandone o futebol... Essa é a realidade do futebol remista nao ter ganho a serie D foi a maior vergonha do futebol estadual, pois ano passado o Sao Raimundo foi o campeao e o remo nao conseguiu chegar se quer entre os 4 pare e pense... O futebol paraense sera Aguia e Paysandu (ambos na copa do brasl e no brasileiro garantido nem que seja a C), e lamentavel ver o remo onde esta, mais acredito que nao saira dessa tao cedo, talvez a chance seja a venda do baenao, mais onde vao fazer o estadio e pura sacanagem com o torcedor nada contra quem mora la, mais nao é bem localizado, isso fara com que o tao fenomeno azul nao de o que ainda salvara o remo renda. Convido vc pra festa do Papão, quando vencermos a salgueiro aqui em belem e o paysandu voltara a Serie B e em 2011 sera mais uma vez campeao da serie B, nao quero o paysandu campeao da serie C deixo pro aguia, quero ano que vem a da B e logica nos mostra isso Papão casmpeao brasileiro em 1991, bi em 2001 e tri em 2011. Rumo a seira A em 2012. Viva ao futebol paraense viva ao Papão....

    Ass: Cássio Romeiro

    ResponderExcluir
  4. Em relação ao comentário do Lucas: Muito bem! O que eu pretendo com o blog mesmo é provocar a discussão. Claro que uma discussão sensata, baseada em argumentos. Não pretendo em nenhum momento tentar ser o dono da verdade. Quanto ao que tu disseste, eu não acho que devemos bombardeá-los com a nossa cultura, mas sim mantê-la viva, porque com tantos bombardeios, ela tá cada vez mais perto de morrer.

    Em relação ao Cássio, eu sei que a situação do meu time é bem ruim, mas quando eu falo que não tenho problemas quanto ao Paysandu subir de divisão, falo que o mesmo provocará um entusiasmo maior por parte da diretoria e da torcida. Afinal de contas, foi em 2005 o ano em que estávamos na série C e o Paysandu na série A e o Remo campeão Brasileiro com o apoio massivo da torcida. Acho que falta incentivo, ou pelo menos que quero acreditar que sim, o importante é o Remo sair dessa situação.

    ResponderExcluir