terça-feira, 5 de outubro de 2010

Análise das Eleições - 1º Turno

Cara, tô sem muito ânimo pra postar hoje. Mas, talvez seja até necessário eu falar sobre alguma coisa por aqui... Não briguem muito se o post for uma merda total.

Domingo foi dia de eleição! Quem votou, votou. Quem não votou? Não votou, oras. Sabem o que eu fiquei abismado? 135 milhões de pessoas estavam aptos a votar no último dia 3, e apenas 110 milhões o fizeram. Pra quem entende um mínimo de matemática já deve ter percebido que impressionantes 25 milhões de pessoas não compareceram às urnas.


Vejam bem, isso é uma coisa muito séria, pode ter mudado a história do país. Muitas pesquisas davam como certa, ou então muito provável, a vitória da candidata Dilma ainda no primeiro turno. E 25 milhões de pessoas a menos, pode ter ajudado a não ter feito isso virar realidade. Claro que não ia ser todo mundo que ia votar nela, óbvio, mas pode ser que uma boa parte iria, com certeza.

Temos que pensar também no crescimento acentuado da candidata Marina nas últimas semanas. Mas não creio realmente que ela tenha sido a culpada de haver segundo turno. No final das contas, os números ficaram assim:


Por que essas 25 milhões podem mudar a história do país? Bem, eu vou ser bem sincero. A mídia nacional e as grandes elites vão fazer de tudo e mais um pouco pra tirar essa mais que provável vitória da Dilma, nesse segundo turno. Olhem só, eu não estou fazendo propaganda, só to falando o que eu realmente acho que vai acontecer.

Não é de hoje que a grande imprensa nacional apóia alguns partidos políticos. Não vou me deter nisso, mas se você quiser saber um pouco mais sobre isso tudo, aquele tipo de coisa que a grande mídia não noticia, clique aqui e também aqui. Então, voltando ao raciocínio, a elite brasileira terá uma oportunidade preciosa de acabar com as chances do PT continuar governando o Brasil. Mas eu também preciso dizer que eu acho bem pouco provável tudo isso acontecer. Mesmo com todos esse boatos que tão inventando sobre ela, em relação à PNDH-3 e à suposta declaração em que ela teria falado: "Nem Deus me tira essa vitória". Cara, isso é tudo jogada pra ludibriar o povo, tô te falando.


Uma coisa eu aprendi nessa vida: Nem tudo é como a imprensa mostra. Um caso desses aconteceu aqui mesmo no Pará: no dia 01 de outubro, os dois maiores jornais do Pará tinham manchetes totalmente opostas. Uma, que é contrária ao grupo Jáder Barbalho, dizia que a candidatura dele estava impugnada; a outra, que é a empresa deste "político", dizia que ele estava livre para concorrer às eleições; o problema é que nenhuma das duas podia afirma nada, porque nada havia sido decidido ainda. Hoje mesmo, em pesquisa rápida aos sites das duas empresas de comunicação, notei uma grande diferença: Empresa 1 e Empresa 2.

Por isso que eu digo, vamos todos votar. É chato pegar fila? É. (ainda mais na minha que tinha um monte de velhinha que não sabia ainda em quem iam votar...). É fácil achar que nenhum deles presta? É também. Mas o que não podemos é deixar o nosso futuro ser escolhido por eles mesmos. Vamos pelo menos tentar votar em alguém que tenha idéias semelhantes às nossas.

Falando de Pará, a nossa eleição ficou assim:


Já no caso da Ana Júlia, acho difícil ela ganhar... Além de ela ter um índice de rejeição em torno de 60%, mesmo que ela obtivesse os 10% que o terceiro lugar na disputa, Juvenil Morgado, conseguiu, não alcançaria o Jatene. O que ela tem que fazer é tentar convencer alguns que votaram no Jatene, em votar nela, algo que é quase impossível. Aqui no Pará ainda temos o grande impasse de quem vão ser os nosso Senadores. Os eleitos foram Flexa Ribeiro e Jáder Barbalho. Porém, como o Paulo Rocha e próprio Jáder ainda estão sendo julgados pelo ficha limpa, quem teria vencido, além do Flexa, era a candidata Marinor, do PSOL.

Porém hoje, assistindo ao jornal na tv, vi que o pode acontecer é haver uma nova eleição ao Senado, já que se os dois fossem barrados pelo ficha limpa, os votos neles iam ser considerados nulos, o que daria mais de 50% e assim anularia a eleição. Muita onda rapaz! Isso ainda vai dar no que falar.


É isso galera, hoje o post foi mais sério mesmo. Tem que variar um pouco, falar de coisas engraçadas, outras sérias e sempre regionais. No último post, recebi reclamações de que escrevi algumas palavras de forma errada. Espero não ter cometido o mesmo erro hoje. Se tiver, me corrijam! Um abraço e até a próxima!

Obs: Votem na enquete e comentem no post, beleza? 0/

4 comentários:

  1. Somos todos manipulados! pra quem viu o jornal nacional antes da eleiçao, e percebe um pouco da influencia da midia, pode entender sobre a amnipulação da globo em relação as eleiçoes... Passse no meu blog e vc vai ler um pouco sobre isso: myrnamaues@blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Assim,odeio eleições,pq como vc msm disse Alexandre,muitos não gostam de votar pq pensam,na verdade eh uma certeza,pelo - da minha parte,não tem um que se salve,prometem mundos e fundos,soh que na hora que chega ao poder a pessoa pode até ser honesta,mas não sei o que ocorre que parece que sobe a cabeça...Infelizmente,nosso país está um caos,está td avacalhado,tanto que o povo jah não crer q alguém possa fazer algo,temos como exemplo a vitória do Tiririca em SP,eh triste o fato de pensarmos assim,não somo que nem a geração passada que fazia algo para mudar,esperamos que mudem por nós,por isso que o país continua do jeito que está...

    ResponderExcluir
  3. Quem sou eu pra cogitar algo, ja que estou no meio dos 25 milhões que não votaram!? Mas que fique bem lembrado que este ocorrido tem explicações firmes e satisfatórias. Oposto ao pensamento absurdo de certas pessoas que simplesmente anulam seu voto ou não comparecem mesmo, eu que o diga este fim de semana, ouvi cada coisa triste. Minha Mãe de um lado defendia o exercer ético e democrático do ato de votar, me lembrando a todo momento que eu deveria ter votado e tals, do outro meus outros familiares querendo vender seus votos ou não querendo exercer esse poderio social que lhes é dado.
    Fazer o que né?, tem mmmuuiitaaA gente sem noção nesse País!^^

    ResponderExcluir
  4. algo bem tenso mas já esperado sem dúvidas foi a vitória do tiririca

    ResponderExcluir