sábado, 6 de junho de 2009

Roubaram a nossa Copa


Já falei tanto desse assunto essa semana, que eu me cansei. Mas como não tinha falado nada aqui no blog, vou expor rapidamente minha opinião sobre este lastimável fato.

Enganaram o nosso povo. E não só o paraense. O brasileiro como um todo. Claro que muitos não discutem isso, por que suas cidades foram premiadas como sedes da Copa do Mundo de 2014.

Essa semana eu vi muita gente falando mal da governadora. Ela teve culpa? Talvez teve. Mas com certeza a maior culpa é de um cidadão que não deve ir muito com a nossa cara: Ricardo Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol, orgão máximo do esporte no Brasil. Esse indivíduo jogou sujo, meus amigos. Nos enganou com o discurso de que seriam levados em conta apenas os "critérios técnicos". Pura falácia. Se fosse por isso Belém estava dentro.

Por isso que eu digo que talvez a governadora tenha culpa, pois em "termos técnicos", Belém era uma das 12, sem dúvidas. No entanto fomos ingênuos o bastante de não ver que o que move o mundo é o dinheiro e a politicagem. E foi assim que Manaus levou. Não critico a forma que essa cidade foi eleita, porque afinal de contas, foi apenas uma estratégia que deu certo. Manaus fez o que Belém não fez: jogo de bartidores.

Isso parece papo de perdedor, mas não é. O negócio não foi Manaus ter sido escolhida, e sim Belém não ter sido. O norte do país é grande demais (mais de 50% do território nacional em extensão) pra ter apenas uma sede, enquanto que o nordeste tem 4 sedes (sendo uma delas Natal! O que é Natal pro resto do Brasil, enquanto se tem Fortaleza, Recife e Salvador alí do lado?). Preferir Cuiabá em detrimento de Campo Grande foi triste também. Coincidência o governador do Mato Grosso ser o maior sojeiro do mundo? Deixar Florianópolis de fora? Em tempos de crise mundial preferir investir 6 bilhões de dólares em Manaus do que 2,5 em Belém? Bem vindo ao mundo dos negócios capitalistas. Onde a Fifa e a CBF lucrarem mais é que devem ser as sedes.

O que mais me deixa triste, porém, não é o fato de não sediar jogos da Copa, em si, e sim o fato de perder uma oportunidade única de ver a cidade que eu mais amo nesse mundo de crescer em todos os sentidos. Infra-estrutura, transporte, empregos, saúde, futebol local, Mangueirão... São incontáveis os benefícios que deixamos escapar de nossas mãos... Resta agora se contentar com as migalhas, ou até quem sabe, o que eu acho muuuito improvável, um ou dois jogos da Copa das Confederações...

Por fim, vamos esperar que pelo menos algumas das obras previstas sejam efetivadas, pra ver ser dá um ânimo nesse nosso "orgulho paraense" que não só anda ferido como agora está entrando em processo de coma...

Nenhum comentário:

Postar um comentário