quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Nem todo vestibular a gente comemora.

Não gosto de preconceito, de verdade. Faço o máximo pra ser menos preconceituoso o possível. Mas tem horas que não dá.

Quarta feira, 15 de dezembro. Estava eu indo, a muito contragosto, para a monitoria na UEPa (tava chovendo e eu tava morrendo de sono), quando no caminho para a parada de ônibus eu ouço vários fogos de artifício. Pensei logo que era a maconha chegando na Sacramenta (heuahuehuaheuhau), porém, ao andar um pouco mais, ouço de onde estavam soltando os tais fogos: uma casa que tinha umas 8 pessoas na frente, a qual uma delas estava toda suja e aparentemente bastante fedida, com um laço na cabeça e todos ao seu redor, parecendo bem felizes.

É claro que eles tinham acabado de receber a notícia de que um ente querido tinha passado no vestibular. Mas pera aí, vamos fazer os cálculos: Prova da UEPa tinha sido no domingo anterior; prova da UFPa seria no domingo posterior; a UFRA e o IFPa tiveram seus vestibulares temporariamente anulados por causa do problema que ocorreu com o ENEM; UNAMA já tinha feito seu vestibular e divulgado o resultado dias antes; Cesupa estava com a prova marcada.

Que porra de vestibular era aquele?!

Dias depois, no domingo, dia da prova da Federal, mais um resultado de vestibular. Cara, eu fiz pesquisa no orkut, no Msn, no Twitter, no Google, nos sites do Diário do Pará e das ORM, e nada. Em nenhum lugar dizia quais eram aqueles vestibulares que estavam sendo divulgados. Mas e aí Alexandre, qual é o teu preconceito essas universidades?

Na verdade, o preconceito não é com a universidade em si, porque a formação depende muito mais do aluno do que dá universidade, e sim da comemoração de quem passa nessas universidades! Porra, eu lembro que quando passei na UEPa e na UFPa foram dois dos dias mais felizes da minha vida, assim como quando soube que pessoas que eu tanto gosto, passaram também, como no resultado da Uepa desse ano de 2010, que foi um dia perfeito.

Mas porque essas datas foram tão boas assim? Pela dificuldade de passar num vestibular realmente competitivo, que é preciso meses e às vezes até anos de dedicação e estudo. Porque aquele resultado traduz todo um esforço que a pessoa precisou fazer para conseguir aquela vaga na universidade. Aí quando eu vejo as pessoas comemorando a obtenção de uma vaga que não requis o mínimo de esforço, eu confesso que fico bastante desgostoso, até porque eu acho que passar no vestibular é um momento único, que deve ser valorizado quando você realmente merece.

"Ah Alexandre, então o que eles deveriam fazer então? Ficar tristes?" Claro que não pows, mas não precisava também se jogar ovo, fazer um churrascão e tudo mais. Faz um almoço bacana, vai beber umas cervejas e de boa. É que nem passar de ano na faculdade: é muito bom, mas você tem que entender que não tá fazendo mais do que a sua obrigação.

Eu tenho certeza que muitos vão me achar um idiota por esse post, mas é sinceramente a minha opinião.

Mas os próximos posts serão mais felizes! Afinal, é Natal! 0/

Nenhum comentário:

Postar um comentário