sexta-feira, 15 de julho de 2011

Por que gostar de Harry Potter?

Meus caros amigos, esse post será rápido e sem revisão. Apesar de já ter o planejado a bastante tempo, só tive tempo de fazê-lo agora, a exata uma hora para a minha viagem para a cidade de João Pessoa. Espero que a minha mais recente decepção em relação a Harry Potter não interfira no post. Então vamos lá:

Quando pensa em Harry Potter, pensa nisso
A minha geração foi marcada pela saga Harry Potter. O primeiro livro foi lançado no Brasil em 1998 se não me falha a memória. Em 2000 já tínhamos 4 livros lançados no nosso país. 2001 foi a vez de sair o primeiro filme. 2003, 2005 e 2007 foram os anos, respectivamente, do lançamento dos últimos livros da saga, enquanto que de 2001 até 2011 tivemos filmes lançados, sendo o último no dia de hoje.

Muitas pessoas leram o primeiro livro de Harry Potter por indicação de um amigo ou parente. Talvez por modismo mesmo, porque a história já estava bastante famosa até o quarto livro, e aí quando o primeiro filme foi lançado, a febre estorou de vez. Então eu realmente quero dizer que o início de isso tudo foi sim modismo qualquer, daqueles que passa rápido... Mas não passou. Já fazem 14 anos de que Joanne Kathelen Rowling lançou o seu primeiro livro na Inglaterra e ainda hoje vemos pessoas completamente vestidas de bruxas na estréia de um filme.

Todos os principais livros lançados no Brasil
Eu sinceramente estou relutando aqui pra conseguir não falar mal de Senhor dos Anéis e muito mais ainda de Crepúsculo. Vou tentar. Mas Harry Potter é muito melhor. Desculpa, não consegui. Enfim, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Harry não é um carinha que faz umas mágicas com a varinha e fica voando numa vassoura numa escola maluca. Tá, é sim. Mas não é só isso. A nossa amiga JK produziu um mundo inteiramente consistente, no qual dá explicações convincentes sobre a existência e a clandestinidade dos bruxos. O que quero dizer é que podia ser inteiramente possível eles existirem e nós, os trouxas, nem percebermos.

O trio principal. Emma Watson minha musa
Sinceramente falando, podem me chamar de gay e os caralhos, mas eu aprendi muita coisa, muita coisa mesmo, lendo Harry Potter. Verdadeiros ensinamentos de vida. Me diverti muito lendo, fiquei angustiado, esperançoso, com raiva e até chorei sim, em alguns momentos. Na verdade chorei só uma vez, na morte do Dobby, mas chorei. Claro que não foi tudo perfeito! Sempre achei que o quarto livro deveria se chamar "O Torneio Tribuxo", completamente sem noção se chamar "O Cálice de Fogo". E as traduções? Lya Wyler podia ter feito algumas coisa melhores, como dar um nome próprio pros trouxas (em inglês é 'Muggles', uma palavra totalmente nova) se decidir qual é o nome dos fundadores de Hogwarts e ter dado o nome original para o sexto livro, que deveria se chamar "E o Príncipe Mestiço" e não "O Enigma do Príncipe". E até a JK podia ter feito um final melhor explicado. Ela explicou muita coisa em entrevistas, mas não no livro. Eu vi, mas e a geração futura, como vai ficar sabendo delas?
O cara dos caras. Severo Snape.

Enfim gente, só quem leu os livros sabe de verdade a dimensão que é essa saga. Não é nem tanto o Harry, que por muitas vezes se salvou por pura sorte, mas toda a história, o mundo muito bem criado por essa fantástica escritora. Se você tem algum preconceito com Harry Potter e leu o post até aqui, sugiro que tente ler o primeiro livro. Mesmo que você já saiba o que vai acontecer, por ter visto o filme. Acredite: os livros não são nem metade do que os livros são. Quem fala mal de Harry Potter por ter apenas visto os filmes, não sabe o que tá falando. Agora se ler e não gostar, paciência.

Tio Voldie rules
Pra terminar, a reposta da pergunta inicial do post é: gostamos de Harry Potter por tudo que aprendemos todos esses anos, por todos os valores que aprendemos, nos instruindo e nos divertindo. Meus filhos irão ler a saga Harry Potter, com certeza. E hoje, com o lançamento do último filme, posso afirmar que deixo de vez parte da minha infância e adolescência, mas levo esses valores para todo o sempre. Obrigado Harry, Hermione, Rony, Dumbledore, Thiago, Lílian, Sirius, Sr e Sra Weasley, Fred e Jorge, Lupin, Hagrid, Severo Snape, Neville, Luna, Gina, ao Lord Voldemort, claro, ou seja, todos, especialmente à JK Rowling.


Muito obrigado por tudo, e fiquem com Deus!

To atrasado pra viagem! Beijos!

4 comentários:

  1. Aushasauhashu, post engraçado... tudo bem, eu li toda a saga, não curto mais, mas até entendo o que tu quis passar. Porém apenas entendo porque li tudo, porque os argumentos e forma apresentados são bem inconsistentes, por assim dizer.
    Certo é que Harry Potter de fato é algo que marcou infâncias e tudo o mais, mas, meu caro, chega uma hora que você tem que crescer, ler coisas mais trabalhadas e perceber que não dá pra ficar nisso a vida toda.
    Me arrependo de ter lido? Não. Só acho que ficar remoendo uma coisa que nem é realmente boa não rola. Digo isso porque sei que uma hora, por exemplo, vou deixar de encher o saco falando de Laranja Mecânica, George Orwell e rock progressivo, porque vou seguir em frente.
    Fica a dica. Já tô morrendo de saudades do meu irmão hehe brincadeira. Até ^^

    ResponderExcluir
  2. Sempre t dice que falta um post sobre HP nem? Mas ta ai! Agora que terminou parece tudo muito pequeno e simples, mas eu digo foram 10 anos da minha vida cm HP e com toda certeza meus filhos também o vão ler ^^

    ResponderExcluir
  3. Caí de paraquedas nesse post, e nem sei de quem é o blog, mas concordo com tudo (ou quase tudo) que tá escrito ae... só quem leu os livros pra entender a verdadeira magia de Harry Potter.

    ResponderExcluir
  4. Tenho muita vontade de ler os livros.
    Narah

    ResponderExcluir