Meus caros amigos, esse post será rápido e sem revisão. Apesar de já ter o planejado a bastante tempo, só tive tempo de fazê-lo agora, a exata uma hora para a minha viagem para a cidade de João Pessoa. Espero que a minha mais recente decepção em relação a Harry Potter não interfira no post. Então vamos lá:
Quando pensa em Harry Potter, pensa nisso |
Muitas pessoas leram o primeiro livro de Harry Potter por indicação de um amigo ou parente. Talvez por modismo mesmo, porque a história já estava bastante famosa até o quarto livro, e aí quando o primeiro filme foi lançado, a febre estorou de vez. Então eu realmente quero dizer que o início de isso tudo foi sim modismo qualquer, daqueles que passa rápido... Mas não passou. Já fazem 14 anos de que Joanne Kathelen Rowling lançou o seu primeiro livro na Inglaterra e ainda hoje vemos pessoas completamente vestidas de bruxas na estréia de um filme.
Todos os principais livros lançados no Brasil |
Eu sinceramente estou relutando aqui pra conseguir não falar mal de Senhor dos Anéis e muito mais ainda de Crepúsculo. Vou tentar. Mas Harry Potter é muito melhor. Desculpa, não consegui. Enfim, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Harry não é um carinha que faz umas mágicas com a varinha e fica voando numa vassoura numa escola maluca. Tá, é sim. Mas não é só isso. A nossa amiga JK produziu um mundo inteiramente consistente, no qual dá explicações convincentes sobre a existência e a clandestinidade dos bruxos. O que quero dizer é que podia ser inteiramente possível eles existirem e nós, os trouxas, nem percebermos.
O trio principal. Emma Watson minha musa |
Sinceramente falando, podem me chamar de gay e os caralhos, mas eu aprendi muita coisa, muita coisa mesmo, lendo Harry Potter. Verdadeiros ensinamentos de vida. Me diverti muito lendo, fiquei angustiado, esperançoso, com raiva e até chorei sim, em alguns momentos. Na verdade chorei só uma vez, na morte do Dobby, mas chorei. Claro que não foi tudo perfeito! Sempre achei que o quarto livro deveria se chamar "O Torneio Tribuxo", completamente sem noção se chamar "O Cálice de Fogo". E as traduções? Lya Wyler podia ter feito algumas coisa melhores, como dar um nome próprio pros trouxas (em inglês é 'Muggles', uma palavra totalmente nova) se decidir qual é o nome dos fundadores de Hogwarts e ter dado o nome original para o sexto livro, que deveria se chamar "E o Príncipe Mestiço" e não "O Enigma do Príncipe". E até a JK podia ter feito um final melhor explicado. Ela explicou muita coisa em entrevistas, mas não no livro. Eu vi, mas e a geração futura, como vai ficar sabendo delas?
O cara dos caras. Severo Snape. |
Enfim gente, só quem leu os livros sabe de verdade a dimensão que é essa saga. Não é nem tanto o Harry, que por muitas vezes se salvou por pura sorte, mas toda a história, o mundo muito bem criado por essa fantástica escritora. Se você tem algum preconceito com Harry Potter e leu o post até aqui, sugiro que tente ler o primeiro livro. Mesmo que você já saiba o que vai acontecer, por ter visto o filme. Acredite: os livros não são nem metade do que os livros são. Quem fala mal de Harry Potter por ter apenas visto os filmes, não sabe o que tá falando. Agora se ler e não gostar, paciência.
Tio Voldie rules |
Pra terminar, a reposta da pergunta inicial do post é: gostamos de Harry Potter por tudo que aprendemos todos esses anos, por todos os valores que aprendemos, nos instruindo e nos divertindo. Meus filhos irão ler a saga Harry Potter, com certeza. E hoje, com o lançamento do último filme, posso afirmar que deixo de vez parte da minha infância e adolescência, mas levo esses valores para todo o sempre. Obrigado Harry, Hermione, Rony, Dumbledore, Thiago, Lílian, Sirius, Sr e Sra Weasley, Fred e Jorge, Lupin, Hagrid, Severo Snape, Neville, Luna, Gina, ao Lord Voldemort, claro, ou seja, todos, especialmente à JK Rowling.
Muito obrigado por tudo, e fiquem com Deus!
To atrasado pra viagem! Beijos!
Aushasauhashu, post engraçado... tudo bem, eu li toda a saga, não curto mais, mas até entendo o que tu quis passar. Porém apenas entendo porque li tudo, porque os argumentos e forma apresentados são bem inconsistentes, por assim dizer.
ResponderExcluirCerto é que Harry Potter de fato é algo que marcou infâncias e tudo o mais, mas, meu caro, chega uma hora que você tem que crescer, ler coisas mais trabalhadas e perceber que não dá pra ficar nisso a vida toda.
Me arrependo de ter lido? Não. Só acho que ficar remoendo uma coisa que nem é realmente boa não rola. Digo isso porque sei que uma hora, por exemplo, vou deixar de encher o saco falando de Laranja Mecânica, George Orwell e rock progressivo, porque vou seguir em frente.
Fica a dica. Já tô morrendo de saudades do meu irmão hehe brincadeira. Até ^^
Sempre t dice que falta um post sobre HP nem? Mas ta ai! Agora que terminou parece tudo muito pequeno e simples, mas eu digo foram 10 anos da minha vida cm HP e com toda certeza meus filhos também o vão ler ^^
ResponderExcluirCaí de paraquedas nesse post, e nem sei de quem é o blog, mas concordo com tudo (ou quase tudo) que tá escrito ae... só quem leu os livros pra entender a verdadeira magia de Harry Potter.
ResponderExcluirTenho muita vontade de ler os livros.
ResponderExcluirNarah