domingo, 10 de outubro de 2010

Vai pra rua, Belém! É Círio de Nossa Senhora de Nazaré!


"Vós sois o lírio mimoso.
Do mais suave perfume.

Que ao lado do santo esposo.
A castidade resume.

Ó virgem mãe amorosa,

Fonte de amor e de fé.
Dai-nos a benção bondosa,
Senhora de Nazaré.
Dai-nos a benção bondosa,

Senhora de Nazaré."


Salve, salve! Postagem especial, no domingo do Círio! Tem assunto mais regional que esse? Difícil, difícil... Peço a atenção especial para todos aqueles que não acreditam na Santinha... Leiam o texto, não vou tentar persuadi-los a acreditar. O que eu vou falar é de Cultura, pois o Círio faz parte vida do povo paraense em geral.


Para muitos paraenses, o Natal chega em Outubro. Para àqueles leitores de fora do nosso estado (como se tivesse algum... heuhauheuahuea) o Círio é a maior festa do povo do Pará, pois dois milhões de pessoas vão às ruas em busca de paz, conforto ou de milagres. Engana-se quem pensa que o Círio é apenas o segundo domingo de outubro. Hoje, é claro, é a parte principal da festa, porém o processo todo começa muito antes, e termina muito depois. Temos o Círio dos Rodoviários, do motoqueiros, o fluvial, a Transladação, as visitas da imagem peregrina por todo o estado, e até fora do estado. Isso tudo antes do dia de hoje. Depois, ainda temos o Círio das crianças, o ReCírio, que é quando a imagem volta pra Basílica. Fora outros eventos que eu  realmente não lembro, no momento.

A Tranladação é feita na noite anterior ao domingo do Círio.

Mas eu estou aqui, na verdade, pra defender o Círio na questão cultural. Permitam-me dizer que eu não sou tão ligado assim com relação à religiões. Mas isso não quer dizer que eu seja ateu, longe disso, acredito que a melhor definição pra mim, por incrível que pareça, seja aquela do Orkut: "Tenho um lado espiritual independente de religiões". Pois bem, por que então que eu gosto tanto do Círio? Ora, porque é algo magnífico um número extraordinário de pessoas acreditando todas em um mesmo valor, acreditando em algo que nenhum deles pode realmente comprovar que existe, ou seja, todos tendo Fé.

A Fé é algo simplesmente sem explicação. Você pode até acreditar que todos eles fazem todos àqueles sacrifícios por nada. Mas o que importa, na verdade, é que eles acreditam naquilo, ninguém tá alí por obrigação, todo mundo realmente acredita. Isso é fantástico, cara. É possível sentir uma energia renovadora muito forte. É impossível não se emocionar.

A Fé é algo fantástico.

Com isso, afirmo que eu acho essencial para a minha pessoa participar do Círio todos os anos. Meus pais sempre me levaram, pra ver a passagem dela. Nos últimos anos (desde o ano que iria prestar vestibular), eu passei acompanhar a nossa Santinha desde o início da procissão. Só que esse ano eu não fiz isso... Não fazia tanto sentido quanto nos últimos 4 anos... Mas, assim mesmo eu fui ver ela passar, já no final da procissão. Cara, é lindo, sem igual. Me sinto muito bem. Penso que é possível me redimir de todos os meus grandes receios, de todas as coisas ruins que me prendem. E olha que eu não sou Católico desse jeito, imagina se fosse!

E depois de tudo isso, você vem pra casa, aí tá toda a tua família lá, te esperando com Maniçoba, Pato no Tucupi, vatapá e até açaí... Sem contar as outras comidas. E é todo mundo feliz, e é todo mundo esperançoso. É ou não é o verdadeiro Natal Paraense?

Tem uma aparência feia, mas Maniçoba é uma delícia!

Pra galera que quiser postar aqui no blog, peço que primeiro façam o post, me mostrem e aí a gente discute sobre isso. Meio difícil eu aceitar que outras pessoas postem, sem antes ver o texto. Beleza?

Feliz Círio a todos e a todas!

11 comentários:

  1. Círio círio...muito bom mesmo, eu que o diga, quando tenho outra religião(diferente da católica)pensei que fosse 1/2 pecado se emocionar com essa manifestação de fé. Sim, eu me emociono, muito! e sei que, não ér pecado algum, pois é inevitável senti-la. Boa postagem, gostei*-*
    Obs.: Maniçoba é tudo de bom!

    ResponderExcluir
  2. Ô Círio...com choro expressei o quanto fiquei feliz em consegui acompanhar todo o trajeto...É lindo,uma emoção sem igual,emoção em vê a Fé das pessoas,parece que qd vc vê alguém acompanhando de joelhos dói em vc,mas acabamos vendo o quanto as pessoas creêm que milagres são possíveis...E quando a imagem de Nsa. Senhora passa...sem palavras p/expressar o que sentimos soh ao consegui chegar perto dela...E que venham outros...

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida é muito emocionante e toda essa energia acaba nos contagiando independente da religião...E como disse a Re q venham mto mais pela frente :D

    ResponderExcluir
  4. Realmente, o círio toca as pessoas, elas tem vontade de compartilhar o amor com os que estão próximos e com todos os que estão lá na procissão, eu sentia isso nos ultimos 4 anos tmbm... esse ano... foi bem diferente, mas ainda foi especial, pq redescobri os valores e intenções das pessoas. E todos deveriam repensar a vida em momentos como esse...

    ResponderExcluir
  5. Ah, rapaz, Círio...
    Uma parte considerável do que foi dito no post e pelos comentários é verdade: renovação, esperança, fé, blablabla... Até porque, sinceramente, é humanamente impossível caminhar tudo aquilo de joelhos. Não acho outra explicação, senão fé.
    Talvez minha opinião recente sobre o Círio esteja um tanto deturpada pelo fato de esse domingo de Círio não ter sido muito agradável, mas aí vai uma opinião, eu diria, diferente da maioria.
    Cara, uma coisa é ter fé, outra completamente diferente é você ter uma crença cega em algo. Sim, você leu cega, já me explico. Não cultuo a ideia de santo e tudo mais, mas não tenho nada contra. Mas, cara, aquilo é uma imagem! UMA IMAGEM! Já parou pra pensar que você e mais 2 ou 3 milhões de pessoas estão deixando seus joelhos em carne viva, se sufocando, passando mal, se batendo e outras coisas somente por uma estátua?
    Ter fé na santa? Beleza. Se flagelar e emporcalhar a cidade por uma escultura? Não! Sem falar em vários detalhes vistos no processo e durante a procissão que me entristecem ainda mais.
    Bom, eu provavelmente ofendi alguém com este comentário então... minhas sinceras desculpas, mas só estou expondo minhas ideias sobre o assunto ^^
    Ótimo post, cara, e dessa vez, muito bem escrito. Flw =D
    www.velikovalovi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ah, só pra constar, acredito em Deus, não no católico, mas acredito ^^ E no momento não me classifico em nenhuma religião.

    ResponderExcluir
  7. O Lucas gerando comentários...ér por essas e outras que ele me fez querer conhece-lo so de ouvir falar nele(através do XaN). Aí eu paro e concordo contigo, de novo, de novo em tudo o que foi tido, com o acréscimo de algo, afinal, eu não posso ficar aqui falando no Lucas, sendo que o post é do Seu irmão(no blog do Seu irmão melhor se referindo). Tá, pra mim, bem mais que religião, o Círio é mais uma manifestação cultural propriamente dita. E isso só cresce a cada ano, a prova disso é o Arraial do Pavulagem, a festa da Chiquita e todas as outras por assim dizer, enfim...
    O bom mesmo é respeitar e comentar aqui no blog do Xan.
    Abraços=*

    ResponderExcluir
  8. Égua, na moral, não vou nem comentar o que o Lucas disse que eu tô é com sono agora, aí vou falar merda...

    Mas tudo que é demais é prejudicial, arrogância então, nem se fala. Mas tá, até a próxima!

    ResponderExcluir
  9. Acho esse segundo domingo de outubro, um dia sensacional! Sabe, ver toda a família reunida no almoço, após ver a passagem da Santinha, aquela comida paraense deliciosa, as fitinhas, ver as pessoas na procissão se emocionando! Não tem preço! *-* Só a fé explica, esta imagem (que para mim representa muito mais que isso) arrastar milhões de pessoas pelas ruas de Belém!
    Abraço Xande, curti bastante o post, só não muito a maniçoba hahahha :*

    ResponderExcluir
  10. Belo post, Alexandre!
    Sobre o Lucas, a opinião dele deve ser respeitada. Ele é apenas um entre vários que pensam assim sobre o Círio.Da mesma forma que alguém com certeza acha o comentário dele ridículo, tem alguém que acha ridículo quem gosta do Círio.
    Achei interessante o que comentaram ali acima: "Círio é mais uma manifestação cultural propriamente dita." Religião é Cultura. O problema está no povo que não consegue enxergar a festa do Círio como Cultura também, logo, acaba menosprezando e julgando a fé, a religião de um grupo, a partir do ponto de vista pessoal.

    ResponderExcluir
  11. Falar do Círio não é somente falar de religião ou religiosidade, é falar do Pará, de Belém. Abraços.

    ResponderExcluir