sexta-feira, 18 de março de 2011

Adultos Precoces

Salve, salve blogueiros de plantão, como já informado, fui convidado a contribuir com o queridíssimo Lasanha Com Farinha e estou aqui para fazer jus ao convite mandando meu primeiro post.

Bem galera, tenho quase certeza que todo mundo esta esperando um post relacionado ao que esta acontecendo no Japão, não é? Até poderia argumentar alguma coisa sobre, mas deixarei para os meus amigos essa façanha (\o/). Hoje venho falar sobre um tema que de certa forma tem haver comigo, gravidez na adolescência, pois pra quem não sabe comunico agora que vou ser papai (Hoooo!!).

Quem me conhece deve estar se perguntado: “pow tico, mas tu tem 23 anos” (auehuehea). Pois é, verdade, mas quando digo que tem haver comigo estou me referindo a questão financeira do assunto, pois todos sabemos que além do aspecto psicológico e os riscos de saúde que envolvem esse tipo de parto em uma gravidez precoce, existe também o lado financeiro que é aonde me encaixo(^^).


Navegando pelo assunto descobri dados alarmantes sobre o tema, tais dados mostram que adolescentes estão encurtando essa fase da vida devido a essa gravidez precoce e ao que ela acarreta. Nos EUA, estatísticas mostram que da década de 70 a 80, o nascimento de adolescentes grávidas aumentou 74% e atualmente 12,5% dos partos realizados nos EUA, correspondem a adolescentes, impressionante não?


No Brasil, a Pesquisa Nacional em Demografia e Saúde, de 2006, mostrou um dado alarmante; 14% das adolescentes já tinha pelo menos um filho e as jovens mais pobres apresentavam fecundidade dez vezes maior. Entre as garotas grávidas atendidas pelo SUS no período de 1993 a 1998, houve aumento de 31% dos casos de meninas grávidas entre 10 e 14 anos.

Já na Fundação Santa Casa, aqui de Belém mesmo, só no ano passado 323 casos foram recebidos, sem contar aqueles feitos diretamente, ou seja, sem o auxilio ou acompanhamento devido.

Bem pessoal, depois de todos esses dados fica a pergunta, por quê isso esta acontecendo? Todos nós sabemos que a adolescência é uma fase de descobertas, principalmente do corpo, até ai nenhuma novidade né? Agora junta isso com Emmanuely No Espaço (adorava *-*) e uma família cheia de tabus ou ausente, no que isso dá? Claro que existem muitos outros fatores, alguns que envolvem classes sociais e outros, aspectos psicológicos, mas acredito que os dois grandes impulsionadores são esses, mídia e família.

Por que a mídia? Ora ora caros amigos, basta ligarmos a televisão, que por sinal é uma hipocrisia só, que veremos cenas de beijos calientes e em alguns casos cenas que simulam o ato sexual, o que vai estimulando cada vez mais cedo a sexualidade das crianças. Pra completar temos a internet agora, que todos nós sabemos pode ser boa ou má dependendo do contexto. Atualmente navegar na internet é sinônimo de bombardeio erótico na tela, tornando um perigo deixar as crianças navegarem sozinhas, sem o acompanhamento de um adulto ou softwares que minimizam esses “bombardeios”.

Por que a família? Ora ora caros amigos, creio que a maioria das pessoas que irão ler esse post tiveram uma base familiar boa, essa base será fundamental para quando aquela amiga da sua filha falar que ser virgem não esta na moda ou aquele namorado falar que sexo sem camisinha é mais gostoso. Uma família sem tabus, preconceitos e presente com certeza possui uma probabilidade menor da ocorrência de fatos como esses.

Eu tive uma base familiar boa e de certa forma (com o tempo) elucidado quanto aos meios de comunicação, mas mesmo assim vou me tornar pai em Setembro, não foi uma gravidez planejada apesar de alguns amigos acreditarem que sim (xD). Realmente para mim foi um choque, como seria pra qualquer um jovem sem dinheiro que depende dos pais, mas hoje encaro a situação com outros olhos, fico na expectativa se o filho vai parecer comigo ou com o padeiro da esquina (kkkkkkkkkk). Brincadeiras a parte, a experiência de ser pai com certeza será algo que mudará a minha vida, todavia tenho certeza que com o apoio dos meus familiares e dos meus amigos conseguirei sustentar e educar o Ederbaldo (nome escolhido por mim se for homem xD).


O tema é muito abrangente, fico devendo o depois do nascimento e como esses adolescentes encaram essa nova vida, quem sabe tema para um outro post.

Bem people, espero que tenham gostado do meu primeiro post, desculpem desde já eventuais erros de português, pois nunca foi meu forte escrever e queria dizer também que estou aberto a criticas (mesmo que não estivesse, o povo massacra meRmo)e sugestões de temas para pesquisar e escrever sobre, vlw.

12 comentários:

  1. MANOOOOOOOO

    Pode ter certeza que a noticia ja te modificou, o ser humano tem muito de crescer nas dificuldades, vc concerteza será um grande pai, todos temos de ter a conciencia dos modos de prevenção contra a gravides, concordo quando tu coloca a midia e a familia e a internet, mas na tv na familia e na net também mostram o outro lado que é da concientização o caminho que você toma é uma decisão pessoal ^^, bom pelo menos eu penso assim.

    Mas quando acontece, o que eu penso pra mim é que devemos é viver por essa vida que esta por vir.

    Mano vc é um cara excelente carater e uma pessoa incrivel, tenho certeza que vc e sua esposa serão ótimos pais e essa criança é abençoada por isso ^^

    Abração

    Huggo Exonar

    ResponderExcluir
  2. Tioooow wooo!

    Tu precoce?? haha! eu sou a precoce aki pow.. bom mas vamos ao que enteressa esse é um dos assuntos que passariamos horas e horas pois como tu disse é abrangente por demais ... mais fez otimas colocações a respeito do assunto...Pow o que dizer alem de Parabéns e muita saúde pra o seu novo bem maior rs.. Tu ja é babão sendo cria sua então haha!
    Beijos!

    Chrys

    ResponderExcluir
  3. hahah Parabénsss Ticoo!!! Pelo bb e pelo post!
    Adorei a notícia, e que venha com muita saúde e que você se torne um pouco mais responsável hehehe
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. awwwwn tico *-*
    amei teu texto, eu acompanhei na integra cof cof
    eu fico zoando ele <3 but desejo e espero td do bom e do melhor pra ele e o ederbaldo e a mamae dele *-*
    beijos da topeira kkk

    ResponderExcluir
  5. aee grandão, que formaria um lindo par comigo, faríamos varios passeios [eu no seu bolso]
    auhsuahsuahsuahs
    parabéns, primeiramente pelo Ederbaldo [que não lhe dei felicitações quando soube da notícia, pois pensei q era sacanagem] e tbm pelo post, que ficou muito bom. Desde já, lhe adianto que podes contar comigo cm o que precisar [menos com dinheiro, pq isso eu num tenho :P], mas como boa pedagoga, sei lidar mto bem com crianças [de quase todo tipo];D
    hehe desejo de coração que vc seja [e será, assim espero] um bom pai, bom marido, que tenha sabedoria pra conduzir essa família. Que Deus te ilumine sempre.
    ;*
    by: Bia

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo post, Tico. Está sucinto e verdadeiro. E sexo sem camisinha é realmente mais gostoso.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns meu mininu, quem diria, agora será pai, e tenho certeza q será um excelente pai.
    Tua abordagem é mto boa, melhor que isso é saber q a paternidade já te faz querer entender melhor o q se passa n só ao teu redor, mas mto além dele, parabéns de novo e mtas feliciddes nessa nova fase.
    Ahhhhh... recomendo o livro "Limites Sem Trauma" da Tania Zagury, é excelente para novos pais lidarem com seus pequenos.

    Bjos meu anjo

    Taty Bronet

    ResponderExcluir
  8. Muito bem, Tico. Post de estréia e já 8 comentários! Muito bom!

    Fora os que devem ter entrado e não comentado... ^^

    Bom post, muito bem pensado mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Fugindo das parabenizações sobre post e filho (até porque não vejo mérito algum em ser pai aos 23), vamo partir pra crítica que o senhor pediu ao final.
    O que tenho pra dizer é simples. Primeiramente, parabéns pela iniciativa, esse é o tipo de post que o Lasanha Pai provavelmente não faria.
    Em segundo lugar, eu sei que tu pediu desculpas e tal, mas... uma revisão no texto seria uma boa =D Outra coisa: cadê o governo no texto? Tudo bem, família e mídia são sim causas disso e tudo o mais, mas pow... e quem regula tudo isso? A família vai dar que base se a própria família não tem isso? E quem dá essa educação? Bom, pelo menos é o que devia ser feito pelas autoridades, né? Não só isso, a própria mídia devia ser regulada, coisa que acontece em alguns países desenvolvidos, não aqui.
    De qualquer modo, post acima das minhas expectativas. Fico esperando pelo próximo.
    Flw, Tikinho =D

    ResponderExcluir
  10. Não é mérito nenhum ser pai aos 23 anos, realmente. Mas é válido lembrar que o papai tinha essa mesma idade, 23 anos, quando a mamãe ficou grávida da minha pessoa.

    Nessa época, a mamãe era desempregada e o papai tinha um emprego temporário, que não era de carteira assinada. E os dois, universitários, ainda não tinham concluído o Ens. Superior. Na verdade, mamãe só chegou a concluir quando o Lucas já tinha uns 10 anos...

    Realmente, não vejo que minha educação foi afetada por isso, pelo contrário, esse ano eu me formo na Universidade. Mas é claro que eles se esforçaram e muito para dar o melhor que podiam. Pense nisso, tico.

    ResponderExcluir
  11. Tico, ainda nao nos conhecemos pessoalmente, mas eu gostaria de te dizer que sinto te tao proximo, como se fosse meu irmaozinho mais novo.
    Passamos muito tempo jogando SL (bosta de jogo rs), espero um dia poder te conhecer de verdade, pegar seu bebezinho no colo :)
    Que seu frutinho venha com muita saude e seja perfeitinho, assim como tu.
    Manda um beijo pra senhora Tico e faca a feliz.
    Beijos dessa sua amiga doida.
    H2o Lemmon *-)

    ResponderExcluir
  12. Muito bom Tico.Esse e um assunto que cerca a maioria dos blogueiros. A PARTE DO EMANNUELI NO ESPAÇO CONCERTEZA VC COPIOU DE MIM rsrsrs..mas ta valendo.
    Bom meu caro.. Essa realidade me atingiu como vc sabe,mas te digo com toda certeza. foi, e esta sendo uma otima experiencia.
    Com a reponsabilidade de uma vida tão pequena nas mãos. Desenvolvi meus Conhecimentos, Cresci na carreira profissional.Criei novos horizontes. resumindo, tenho certeza que com vc, o mesmo acontecera! falo isso por que te conheço, e sei do potencial que existe em vc!
    abraços meu amigo!

    ResponderExcluir