segunda-feira, 28 de março de 2011

O mundo vai acabar. E daí?

Antes que aches que eu sou um lunático que quer o fim do mundo, recomendo que leia o post todo.

Um dia o Mundo vai acabar. Só não se tem certeza quando.

Já algum tempo vinha pensando em falar sobre essa temática: consequências de um possível fim do mundo. Mas aí eu fui pensar direito sobre o assunto e percebi que primeiramente deveríamos refletir sobre o que seria de fato esse tão tenebroso "Fim do Mundo". Ora veja só, o fim do mundo como o conhecemos está retratado em diversas formas da arte (cinema, literatura, fotografias, etc.), em muitos momentos da história humana.

História humana. É justamente nesse ponto que eu queria chegar. O mundo só vai ter fim porque nós, seres humanos, existimos. Mas calma lá, não to me referindo, necessariamente, à interferência do Homem na Natureza, até porque isso tá ficando bastante clichê. Refiro-me que uma possível destruição do planeta só afetaria a nós, terráqueos. Deixe-me explicar: Tudo o que a humanidade construiu até hoje, ou seja, toda a tecnologia, todo o conhecimento científico e filosófico, todos os seus avanços para o nosso próprio bem estar, entre outros, aconteceu aqui, no nosso planeta.

Mas tu já te perguntastes como seria o planeta Terra se nós, seres humanos não existíssemos? Ou melhor ainda, já veio na tua cabeça a seguinte pergunta: e se não houvesse a Terra no Sistema Solar? O que ia acontecer? Eu te respondo: nada. Cara, não ia mudar nada. Ainda existiriam 7 planetas inabitados girando em torno do Sol. Mudaria alguma coisa pra Via Láctea? Não. Mudaria algo para o universo? Também não.

Tá, tudo bem que eu não sou nenhum cientista para afirmar com precisão se nada ia mudar mesmo, mas o que eu to querendo dizer é que tudo o que a humanidade já viveu e vive aqui na Terra provoca efeitos apenas em nós mesmos. O que quero dizer é que somos insignificantes para a dimensão do Cosmos.

Todas as guerras, inventos, golpes, curas, mortes, nascimentos, tragédias, piadas...
Tudo, aconteceu aqui nesse planetinha.

Acredito que todos nós acompanhamos perplexos o que aconteceu lá no Japão, dias atrás. Assim como o que aconteceu no Rio de Janeiro, um pouco antes disso. Todo mundo ficou triste, muita gente ajudou e continua ajudando, e muita coisa ainda tá sendo reconstruída. Mas quer saber uma coisa de verdade? A vida continua. Quando essas tais tragédias aconteceram, as pessoas de todo planeta ficaram assustadas, e se comoveram com a situação dos desabrigados, e as muitas famílias mortas. Mas passado alguns dias ou semanas, só quem lembra de verdade o que aconteceu são as pessoas que viveram ou que vivem na pele aquilo. Quem não viveu, tá vendo Big Brother uma hora dessas, ou lendo Crepúsculo, no Orkut vendo a comunidade do Clube do Remo, ou assistindo The Big Bang Theory ou ainda ouvindo Pink Floyd. É sério, de uma hora pra outra muita gente esquece o que aconteceu e segue sua vida, seja lá o que essa pessoa faz da vida.

Claro que isso é culpa também da imprensa sensacionalista que temos. Ela sempre estampa tragédias nos jornais, e nos faz pensar o quão ruim foi aquilo, mas quando o assunto não rende mais tanta grana, esquece e arruma outra tragédia pra comentar. Quem mora em no Pará, sabe que passamos umas duas semanas com manchetes nos dois principais jornais do estado sobre o prédio que caiu aqui em Belém, mas agora ninguém lembra mais disso.

Mas onde é que o Alexandre tá tentando chegar, com tudo isso? Bem, eu não sei de fato. Acho que é mais pra te refletir sobre isso. Refletir do porquê da tua existência. O que tu fazes pelo mundo? Qual tua importância pra isso tudo? Enfim, por que viver?

Calma cara, não vá querer te matar. Não é isso. Pelo contrário, o que eu quero dizer é que tu deves viver tentando fazer algo que realmente valha a pena, pra que depois que tu morras, alguém que não seja teu parente, ou teu amigo, lembre de ti. Sim, sim. Escreva um bom livro. Seja um excelente jogador de futebol. Faça um filme. Descubra a cura da Aids. Seja o primeiro homossexual presidente do Brasil. Seja o primeiro brasileiro a pisar na Lua. Torne o seu país mais justo.

Porque é isso, meu amigo, o mundo tá aí e pode acabar a qualquer momento. Pode ser um meteoro, umas bombinhas atômicas de leve, uma nova era glacial, uma expansão do Sol que engoliria a Terra, uma infestação de nanorrobôs ou um ataque biológico (só lembrando que ano que vem é 2012). Isso acabaria com a humanidade, mas os outros planetas, estrelas, meteoritos, galáxias e tudo mais, continuariam intactas. Mas enquanto o nosso mundo não acaba, nós podemos morrer de muitas formas mais simples: assaltos; acidentes de carro, moto, barco, avião; eletrocutado; de doenças incuráveis; por vingança; por descuido.

E a Copa? E as Olimpíadas? Como é que ficam?

Só que até o mundo não acabar, as histórias das nossas vidas ainda poderão ser contadas por muitos e muitos livros, filmes, comunidades no Orkut e Facebook, blogs, fóruns de discussão, entre outros. Só não vão ser contadas se nós simplesmente não fizermos nada de útil. E aí a sua estadia aqui na Terra também não será útil.

Grandes homens e mulheres ficaram marcados para a história da humanidade. Alguns para o mal, outros para o bem. Se o mundo acabar, nada disso será importante, no fim. Mas enquanto não for o fim, tu podes dar uma razão para o teu viver. Não sejas mais um. Sejas importante. Faça as pessoas sentirem falta das tuas idéias inteligentes, do teu sorriso no rosto, da tua esperança em dias melhores. O mundo pode até acabar, mas antes disso, eu vou dar minha contribuição para a humanidade.

O mundo da forma como o concebemos pode acabar a qualquer momento.

Um dia, todos vamos morrer. E se todos morrerem ao mesmo tempo, não teremos mais guerras, nem doenças e nem tragédias. Mas será mesmo que é preciso todos nós morrermos pra que isso não exista mais? Pense nisso.

E pra deixar esse post ainda mais contraditório e finalizar com chave de ouro, uma frase do Dr. Manhattan para a sua ex-namorada Laurie, em Watchmen, o filme:

"Aqui [Marte] travamos nosso diálogo. Nele você me pede para impedir a guerra nuclear eminente. Mas porque eu salvaria um mundo[Terra], se ele não  me interessa mais?"

E um diálogo entre os dois, no mesmo filme:

Dr Manhattan (falando sobre o que ele vê na Terra, no futuro): "Há ruas cheias de cadáveres."
Laurie: "Jon, por favor! Você tem que impedir isso! Toda aquela gente vai morrer!"
Dr Manhattan: "E o Universo nem perceberá. Na minha opinião, a existência da vida é um fenômeno exageradamente valorizado. Olhe a sua volta, Marte se vira perfeitamente bem, sem um único micro-organismo."

Grande Dr. Manhattan!


É isso parceiro! Na próxima eu faço um post mais light. 0/

12 comentários:

  1. O blog tava precisando de um post desses... mas sinceramente?
    Só espero estar ouvindo Pink Floyd quando o mundo acabar =P

    ResponderExcluir
  2. Excelente post=D, só acho que as pessoas não precisam estar necessariamente perdendo seu tempo
    [precioso por sinal, ainda mais depois desse post]com comunidades do clube do remo néar...
    Viver e Viver sim, eu voto sim na busca de métodos mais eficazes afim de nos tornarmos inesquecíveis.
    Lasanhacomfarinha melhor impossível!

    ResponderExcluir
  3. Se tivermos em mente a história do nosso planeta talvez cheguemos à conclusão que a quantidade espécies extintas é bem mais do que as existentes. Ou seja, a extinção de espécies é algo comum aqui no nosso planeta, não tem nada de excepcional. Daí que a espécie humana também pode vir a desaparecer como qualquer outra. Por que não? É uma possibilidade. E o fim da nossa espécie significará o fim do mundo?

    ResponderExcluir
  4. Cara, achei muito interessante esse seu post, acho que entendi a mensagem que tu queres passar. Já venho acompanhando o blog faz um tempo, nota 10. És ótimo! Sucesso amigo :*

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, Alexandre! Gostei da tua maneira de pensar. Também quero dar minha contribuição para o mundo, mas a ansiedade toma conta e acabo virando só mais uma ninguém no mundo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Essa questão da destruição em massa é interessante... é o "Deus Ex Machina", a mão de Deus. Mas a graça da nossa existência só se dá graças a "complicação" que fazemos em torno dela, não é verdade? Dr. Manhattan acabou perdendo sua humanidade por ter visto a humanidade com outros olhos, que não a de um humano, e sim a de um ser superior.
    O que nos mostra algo que eu queria postar no Veliko, mas nao sei se ainda será necessario: por mais que podemos sofisticar tudo, ainda estamos a mercê da boa vontade de Deus (no sentido abrangente da palavra). O dia em que mudarmos essa história, não seremos mais humanos hehe (o que acho difícil, mas quem sabe)

    ResponderExcluir
  7. Muito boa sugestão para reflexão. Afinal estou (estamos)aqui pra que? Contribuir para a preservação de nossa espécie seria o mínimo que cada um de nós poderia fazer, desde as coisas mais simples...

    ResponderExcluir
  8. Antes do mundo sofrer uma mudança nos receberemos uns sinais vindo do CEU, esses sinais e algo que tudo vai mudar na Terra, o que mais me intriga e a ver alguem antecipar um acontecimento que ja se fala a milhares de anos, e logico que vai acontecer mais cedo ao mais tarde, tal quando num de aqueles tempos em que se previa a vinda de um homem ao Mundo para nos salvar, isso aconteceu e e por isso mesmo que esse homem que toda a gente ouve falar nele, e muitos o conhecem ele veio nos preparar, e natural que o tempo para Deus nao existe de uma forma ao contrario de nos. Seremos nos os felizardos atingirmos a meta final, embora para todos os seres humanos isto seja muito atribulado, isto faz parte da raça humana que vive sempre procurando o bem estar de si mesmo esquecendo-se do seu proximo. Caros amigos e amigas nao e aqui que conseguimos a parte final do sucesso de viver tranquilo, tudo que vemos e podemos tocar-lhes e sentir fogenos das maos, nunca dizer isto e meu, DEUS DA DEUS TIRA por isso se merecermos Deus nos dara para sempre e nao nos tira mas nao neste reino. Voltando ao assunto os sinais ja começaram a muito quando esses sinais nao tem registos estamos certos que algo vai acontecer em muito curto prazo, os sinais de tais inventos que a humanidade mais teme, a humanidade recebera uns avisos vindo do CEU para nos convertermos a palavra de DEUS,aqui nao existem religioes, mas serao beneficiados todos os que falem atraves de DEUS,porque aqui a religiao e universal, a religiao e uma so, ao melhor todas as religioes que se enquadram na palavra de DEUS, quem segue os seus mandamentos, quanto aos fins dos tempos vamos estando atentos a esses sinais vindo dos CEUS NINGUEM JA MAIS PREVE O FUTURO SEM O CONSENTIMENTO DE DEUS, MAS AQUELES QUE O PREVE, ESSES SIM FORAM OS ESCOLHIDOS POR ELE, ATE LA VAMOS ESTAR ATENTOS. GUARDEM ESTA MENSAGEM PARA CONFIRMAR QUANDO VIREM ALGO MUITO ESTRANHO NO CEU, E COMENTEM SOBRE ESTE COMENTARIO. MUITO OBRIGADO MAS NAO TENHAM MEDO PORQUE A VIDA CONTINUA E A SALVAÇAO ESTA PROXIMA.

    ResponderExcluir
  9. Foi difícil, não pela mensagem em si, mas pelo português mal escrito mesmo, mas eu li todo comentário acima.

    Realmente, até a Bíblia diz que nosso mundo vai acabar. E vai mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Um curso de português, mas precisamente na parte em que ensina o que é parágrafo e o uso correto da vírgula, seria uma boa para o nosso amigo anônimo.

    Mas o que ele disse é verdade. Até na Bíblia está escrito que o mundo como o concebemos vai acabar. Então mlk, é selado. Salve-se quem puder (ou quem se arrepender a tempo...)

    0/

    ResponderExcluir
  11. ja vi que ha muitos professores de lingua portuguesa aqui, tu que corriges os erros dos outros porque nao corriges os teus,sabes da quela passagem em que jesus diz se nunca errastes porque nao es tu atirar a primeira pedra.

    ResponderExcluir
  12. Ja agora vou so dar uma pequena reflexao sobre o mundo de amanha, e em que estamos a viver, a respeito se o mundo acaba ao vai acabar, a aqui um pequeno problema em que os humanos pensam uns dos outros de uma forma diferente, muitas das vezes criamos serias duvidas em pormos a pratica coisas que nos bem a cabeça, temos que ter cuidado com certas afirmaçoes nao e verdade que o mundo vai acabar, o mundo ira se transformar avera uma mudança tao grande que para os humanos e dificil de compreender embora o saiba mas para o saberem tem que acreditar no seu criador se nao for assim e perder tempo com as vossas ideias nao andarem sempre a atirarem pedras uns aos outros seria melhor dialogar estas conversas so assim se chegaria a uma conclusao mas infelizmente esta e a grande falha humana. Caros amigos nao importa quem sois ao quem es, interessa e saber o porque que andamos no mundo a fazer seria bom refletir melhor o que fazemos no mundo,sera que se resolvem os problemas com as guerras, Deus tambem o disse dai a Cesar o que e de Cesar, e dai a Deus o que e de Deus, nem so do pao vive o homem, mas procurai escolher o melhor para voces. Caros amigos nem sempre escolhemos bem, na altura escolhemos o que achamos o que e bom depois damos por ela que estamos enganados, muitas das vezes escolhemos o que e mau e descobrimos que acaba de ser bom, tudo isto sao fintas em que Deus nos poem a prova mas depois acaba de nos recompensar, sabem de aquele episodio em que Deus poe a prova um homem pedindo o seu filho unico, e claro que ninguem dava o seu unico filho, mas tratava-se de um pedido de Deus, e o pior ainda era levalo para uma montanha mais alta e ai sacrificar o seu filho, isso foi um choque muito grande quando esse homem acreditava em Deus e de repente vesse confrontado com um terrivel pedido mas o que e certo e que o tal dito homem sede ao pedido e na hora em que ele se preparava para sacrificar ao levantar a faca e descendo com ela sobre o peito do filho Deus trava-lhe a mao ficando assim com a mao agarrada ao punhal suspensa, e Deus dizer assim para eu so queria porte a prova para ver se confiava mesmo em ti. caros amigos no decorrer da nossa vida Deus nos poe muitas das vezes a prova mas infelizmente Deus so tem poucos em que possa confiar. Meus amigos po isso mesmo que Deus ira fazer uma limpeza a terra em geral, a limpeza tera tanto susseso que ate os animais falarao na vos humana, e as arvores darao fruto fora de epoca, e as flores abrem todas ao mesmo tempo, as aguas dos rios param por alguns minutos, o mar ficara calmo sem ondas durante algum tempo, o ceu se ilumina com cores que jamais o homem viu, os passaros vem poisar nas nossas maos, a fome desaparece, o cego ficara a ver, as doenças desaparecem, o amor das pessoas sera mais puro,etc.etc.etc. e o sol nascera de novo pela primeira vez, e assim começa um novo mundo, e tudo nao sera como era dantes.

    ResponderExcluir