terça-feira, 17 de abril de 2012

Deus é Matemático


Olá, galera!

Nessa minha postagem de retorno, tenho certeza que muita gente não vai concordar comigo, mas pretendo apenas expor uma concepção de mundo que eu tenho há muito tempo. Então podem vir as críticas, sem problemas.

Dia de segunda-feira a noite aqui em casa geralmente assistimos ao CQC da Band, um programa que já foi melhor antigamente, mas que ainda rende algumas boas risadas. No entanto, o jantar em família de algumas horas atrás nos fez esquecer do programa que vemos rotineiramente, isso porque começamos a falar sobre alguns assuntos que podem ser facilmente discutidos em ocasiões como essa: Religião, viagem no tempo, Positivismo, Filosofia, Big Bang, Matemática, Teoria do Caos, Probabilidade, surgimento da vida, alienígenas, futuro da humanidade, entre outros.

Enfim, foi um jantar pra lá de proveitoso, que durou horas e nos fez esquecer da programação rotineira. Porém eu vim aqui falar da opinião que eu externei para os meus familiares, na tentativa de fazer com alguém concorde comigo, já que eles o fizeram no máximo de forma parcial. Minha teoria (quando digo minha, não quero dizer que eu a criei ou que ninguém tenha falado sobre isso antes de mim, e sim que eu sempre pensei dessa forma) é que o que concebemos hoje como Deus, criador de tudo e de todos, é o maior matemático de todos os tempos.


Ou talvez um engenheiro, que seja, o importante é que ele gosta muito de matemática. Talvez você esteja pensando: "Lá vem esse positivista dizer que a ciência explica tudo!", mas calma, deixa eu tentar explicar, antes de você discordar.

Muita coisa que diz respeito à natureza, seus fenômenos como as chuvas, terremotos, disposição de átomos, leis da física, etc., podem ser explicadas através de recursos matemáticos. Existem coisas realmente surpreendentes na natureza pra simplesmente terem sido obras meramente do acaso. Um bom exemplo disso é a relação entre o animal aquático nautilus, a disposição dos galhos de uma planta e sequência de Fibonacci. Pra quem não lembra, Fibonacci foi um grande matemático italiano nascido no século XII, o qual ficou conhecido, entre outras coisas, por ter elaborado uma sequência de números que começava com o número 1 e os próximos números eram a soma dos dois números anteriores: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89... 

O formato do Náutilus se dá conforme a sequência de Fibonacci.

Achilla  ptarmica
A quantidade de galhos de uma planta cresce conforme a sequência, também.

Há muitos outros exemplos, inclusive com o chamado "Número de Ouro" da natureza, que podem ser vistos nesse site:  http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2002/icm203/numeros.htm (Vale muito a pena dar uma conferida, não custa nada!). Com a matemática podemos fazer previsão do tempo, calcular intensidade de terremotos, e até estipular os efeitos danosos que o desflorestamento acarretará para a temperatura do nosso planeta. Além disso, a matemática está bastante presente nas leis da física e da química, ajudando-nos a compreender o mundo em que vivemos cada vez mais fielmente.

Geometria Molecular

Então vamos à nossa questão: na minha concepção, a ciência coexiste com a espiritualidade. Nossas descobertas científicas, na verdade, são descobertas dos feitos divinos no universo, todas as leis físicas, químicas e biológicas derivam da vontade divina. Por que ele fez isso? Não sei dizer, mas simplesmente não é possível esse universo ser tão perfeito ao acaso. Há um grande engenheiro matemático por trás de tudo isso.

Aí vem a pergunta: mas se dá pra explicar tudo através da matemática, poderemos prever o futuro de tudo e de todas as coisas? Aí, meu caro, depende da sua concepção de futuro, mas na minha não. Tudo que acontece na nossa vida é derivado das probabilidades matemáticas. As coisas, na minha concepção, acontecem devido a inúmeras variáveis, como lugar, tempo, pessoas, meio ambiente, concepções culturais, individuais ou coletivas, entre muitas outras. Cada combinação dessas quase infinitas variáveis gera um possível futuro, para cada pessoa, lugar, nação, objeto, animal, ou seja, tudo. Com a tecnologia que nós temos hoje, é impossível analisar tantas variáveis tão complexas, o que não quer dizer que daqui a alguns séculos não tenhamos essa possibilidade, visto que a poucos séculos atrás sequer podíamos nos comunicar de uma cidade para a outra sem levar várias horas e até dias. Mas se um dia formos capazes de processar tantas informações forem necessárias, poderemos sim relatar todas as possíveis consequências que determinadas ações poderão gerar, porém, ainda assim, não poderemos dizer qual delas irá acontecer. Podemos dizer o que é mais provável acontecer, mas nunca o que de fato irá acontecer. Aí entra o acaso. Aí entra Deus, nas nossas vidas.

É válido lembrar que eu to falando da natureza, não das relações humanas. Essas últimas são ainda muito mais complexas, e seu entendimento beira a impossibilidade. O foco aqui é mostrar como a matemática, junto com as outras ciências naturais, poderão explicar tudo, ou praticamente tudo, de como as coisas  da natureza acontecem. Além do que, aqui, não to tentando justificar o porquê de Deus nos criar, ou interferir nas nossas vidas, e sim que ao criar tudo, fez com um toque matemático.

Não sei se consegui passar bem o que eu queria, confesso (são 04:35 da manhã), mas se alguém captou o que eu quis dizer, e tiver mais exemplos do toque matemático de Deus, ficarei super grato. Quem não concorda, beleza. O importante é se sentir feliz e praticar o bem, seja lá em que você acredita. 0/

Um comentário: