sexta-feira, 10 de junho de 2011

Utopia e fantasia

O texto escrito pelo Tico é tão instigante que não dava pra fazer apenas um comentário, mas prometo ser breve. Vamos começar pela palavra utopia. Ontem mesmo eu li um artigo do historiador Adauto Novaes em que ele retoma o trabalho de Merleau-Ponty para afirmar que a palavra não é a forma de expressar um determinado pensamento, mas sim de evidenciar um posicionamento daquele que fala.

A palavra utopia é comumente identificada com sonho, fantasia, enfim, algo improvável de se realizar. Contudo, o sentido dela é o seguinte: o que ainda não existe. Ora, mas o que ainda não existe não pode vir a existir? A resposta é sim, mas há um porém: só pode vir a existir se o ser humano assumir um compromisso de que tal coisa se materialize de fato. Portanto, mais que uma fantasia a utopia é na realidade um projeto que precisa ser assumido por alguém. Nesse sentido, a utopia é um projeto que pode ou não se realizar. Depende do compromisso que se tem ou não com o mesmo.

Então, quando o Tico aborda os problemas da educação, das dificuldades enfrentadas pelos(as) professores(as) em sala de aula, efetivamente o que ele está nos dizendo é: essa realidade precisa ser modificada, para isso precisamos de uma nova utopia para a educação; ou seja, um outro projeto completamente distinto do atual. Agora, esse projeto somente se efetivará se pessoas como o Tico, o Alexandre, o Saulo, o Ranger, o Shuster, o Natinho, a Elen e tantos(as) outros(as) assumirem a condução desse projeto. Caso isso não ocorra, vai virar mesmo apenas uma fantasia.

Um exemplo. No início da década passada tive a oportunidade de visitar Cuba por uma semana. Como todos sabem, Cuba sofre um terrível bloqueio econômico por parte dos Estados Unidos, o que provoca enormes dificuldades ao governo e à população. Quando estive lá cada professor(a) tinha em média 11 alunos por sala de aula. Isso mesmo! Para melhorar ainda mais a educação o governo estava desenvolvendo uma grande campanha no intuito de baixar essa média para 09 alunos(as)/sala, além de distribuir gratuitamente 1 milhão de televisores às famílias residentes em áreas distantes, a fim de que estas tivessem acesso aos programas educacionais pela TV. O analfabetismo está erradicado há tempos em Cuba, mas naquela oportunidade o governo queria alcançar um objetivo bem preciso: que todas as famílias cubanas tivessem ao menos um de seus membros com curso universitário. Lembrando que em Cuba a educação é pública e gratuita.

Então, fica a pergunta: se Cuba, um país pobre, perseguido sem descanso pelo Tio Sam, sofrendo um pesado bloqueio econômico, pode fazer uma revolução educacional, por que o Brasil em situação infinitamente melhor não pode? O que nos falta? Uma das respostas foi dada pelo Tico: nos falta uma nova utopia, um novo projeto pra educação.

Para concluir, somente gostaria de ressaltar o fato que a medicina cubana e a indústria de medicamentos estão entre as mais avançadas do mundo. É muito comum encontrar em Cuba pessoas do mundo inteiro, que para lá se deslocam a fim de fazer algum tipo de tratamento. Além do mais, aquele país oferece bolsas de estudos para jovens de famílias pobres do mundo inteiro, inclusive dos EUA e do Brasil. Isto sem falar nos(as) médicos(as) cubanos(as) em missão humanitária pelos quatro cantos do mundo. Infelizmente, isso não é dito pela "grande imprensa".

Valeu Tico pelo tema abordado.

2 comentários:

  1. Excelentes colocaçoes seu guilherme, agradeço e respeito sua opiniao, pois alem de um profissional exemplar e engajado, é tambem um excelente pai de familia, como pretendo ser para a minha. Espero que um dia atitudes e pensamentos como os nossos possam chegar ao ouvido da grande populaçao, para que assim algo possa ser feito...vlwwwwwww

    ResponderExcluir
  2. Depois desse post e do Tico, fiquei até acanhado em postar... Huehauheuahuehua, sacanagem.

    Muito bom, muito bom mesmo, os posts se complementaram totalmente! Nunca tinha pensado em utopia dessa forma, sempre pensei em algo bem inalcançável mesmo.

    ResponderExcluir