quarta-feira, 29 de junho de 2011

Festa Junina no Nordeste, o nosso Círio de Nazaré

Já queria falar sobre esse tema há algumas semanas, mas não tem lugar melhor para estar inspirado pra falar disso do que no Nordeste brasileiro: Festa Junina.

Na verdade, o fato de eu estar aqui em Recife, me fez mudar um pouco a ideia de postagem que eu tinha. Mas vamos lá: as Festas Juninas, como o nome sugere, são realizadas no mês de junho, em todo Brasil. O que eu não sabia (mas logo depois me achei um completo idiota por não ter pensado antes nisso) é que a festa junina como conhecemos é oriunda do bom e velho continente: a Europa. E consequêntemente não é comemorada apenas no nosso país.

Sim meus caros, na festa junina festajamos vários santos, como São João e Santo Antônio, e foi lá na Europa que o Catolicismo surgiu, cresceu e é do jeito que conhecemos hoje. Pra você ter uma idéia, a dança mais famosa do período, a quadrilha, tem o nome oriundo da França. Enfim, se vocês querem saber sobre a história da festa junina, como surgiu e chegou no Brasil, sugiro que visitem o pai dos burros: Dicionário? Que nada! É o Google, junto com a sua parceira inseparável, a Wikipédia.


Minha intensão com esse humilde post é mostrar o quão impressionado eu fiquei em ver como os Nordestinos concebem a festa junina. Pra começar que aqui é feriado. Galera toda se reúne, faz festa e mil tipos de comidas diferentes pra celebrar as datas. Me lembrou muito o nosso Círio de Nazaré. Tem apenas algumas pequenas diferenças, como o fato de ser mais de um santo celebrado e que a festa mor acontece não na capital, mas no interior do estado. Recife tava vazia quando cheguei, porque metade da população tinha ido pra Caruaru(PE) ou Campina Grande(PB). E quem ficou na cidade pôde assistir em quase qualquer canal local as festas. Na Globo Nordeste, por exemplo, tava passando todas as festas de todas as capitais nordestinas.

E aqui a galera se veste mesmo de caipira. Em Belém, que é onde eu moro, quem se veste assim são mais as crianças, ou então quem vai dançar quadrilha. Aqui é todo mundo mesmo, desde bebê a senhor de idade. Muito interessante todo mundo vestido de @_santoandre pelas ruas... Enfim, foi uma experiência e tanto passar o feriado de São João em Recife.

Teve muito mais comida que isso!

Mês de junho está entre os meus 5 meses do ano favoritos (Abril, pelo meu aniversário; Junho, pelas festas juninas; Julho, pelas melhores férias do ano; Outubro, pelo Círio de Nazaré; e Dezembro, pelo Natal). Tem tanta comida gostosa, tanta gente alegre nas ruas... Só que eu preciso confessar que nesse ano eu me achei meio velhoe ultrapassado: foi a primeira vez na minha vida que eu me encomodei com as bombas típicas da época, estourando na rua de casa. Antes era simplesmente sensacional eu, o papai e o Lucas fazendo aquelas latas de leite voarem quando a gente colocava bomba dentro delas. Bons tempos... E a cara de preucupação da mamãe era sem igual! =D

O que eu acho engraçado também é que desde que eu me entendo por gente, pelo menos em Belém, tocam as mesmas músicas de São João. "Eu sonhei que eu era, um balão dourado...", "Viva a magia viva do maracatu, é série b é série 1", entre outras. Entra ano e sai ano e essas músicas não saem da moda. Não deu pra notar se aqui é assim também, até porque eles ouvem outros ritmos como baião, forró "arrasta pé" e o xote. E só a nível de curiosidade (porque eu não sabia), as festas juninas de Cametá, no Pará, são umas das maiores festas, desse tipo, no Brasil.

Enfim galera, esse post veio meio tarde, porque Junho tá acabando, mas tá aí. Viva São João! E pra quem passou pelo dia de Santo Antônio e não conseguiu namorado(a), não se preocupe, ano que vem tem de novo! 0/

3 comentários:

  1. E VC ALEXANDRE REZOU MUITO PARA SANTO ANTONIO PRA TER UMA NAMORADA?

    ResponderExcluir
  2. Faltou dizer que na Europa eram festas pagãs muito populares em comemoração a chegada do período do verão, mas que depois foi incorporado e "redefinido" pela Igreja Católica para atrair os pagãos para a sua seara...

    ResponderExcluir
  3. Muito boa pergunta, Sr(a) Anônimo(a)!

    Não fiz não... Mas isso não quer dizer muita coisa, não é mesmo? Hehe

    ResponderExcluir