segunda-feira, 6 de junho de 2011

O mal foi feito!!

O governo federal através do IBAMA concedeu a Licença de Instalação para o Consórcio Norte Energia. Dessa forma, as empresas que compõem o consórcio podem iniciar a construção de Belo Monte. Entretanto, boa parte das condicionantes sequer foi cumprida. Algumas ações nem foram iniciadas, como por exemplo as obras de infraestrutura urbana em Altamira: instalação de rede de saneamento, construção de escolas, postos de saúde e outras. Contudo, Altamira já sofre o impacto do aumento da população sem que esteja preparado para receber essa nova leva de migrantes atrás de empregos.

As condicionantes são exigências feitas pelo poder público e que devem ser cumpridas pelas empresas interessadas na execução de uma determinada obra. Como o próprio nome diz são CONDICIONANTES. Então, como o governo deu permissão para o início das obras se as empresas não cumpriram com obrigações elementares? Infelizmente, quando se trata de Amazônia, tudo pode.

A foto aí ao lado mostra o choro do cacique Raoni quando soube da liberação para o início das obras. Guerreiro Kayapó, Raoni tem a exata noção do que representará essa hidrelétrica para o seu povo: invasões de terras, assassinatos de lideranças, possibilidade de desestruturação dos modos de vida de diversas aldeias etc. Preocupa-lhe de modo particular o futuro da juventude indígena.

Confesso que fiquei com um aperto no coração quando vi essa foto, pois imaginei por uns momentos a dor que ele devia estar sentindo.

Tempos atrás tive a oportunidade participar do acampamento contra a construção de Belo Monte, apoiada pela diocese local da Igreja Católica, na figura de D. Erwin Krautler, e diversas outras entidades. Haviam muitos indígenas de diferentes etnias, mas os Kayapós se destacavam pela pintura, pela disposição de luta e pela contundência do discurso em defesa do seu povo e dos demais "parentes".

Fiquei absolutamente encantado com Raoni. Foi incrível observar as manifestações de respeito e de admiração que os/as indígenas têm por ele. A aproximação da hora da chegada do voo que o trazia provocou intensa agitação, pois muitos queriam buscá-lo no aeroporto. A sua entrada no ginásio onde estava ocorrendo o evento foi apoteótica: todos(as) no ginásio se levantaram em sinal de respeito e o aplaudiram efusivamente. Os detalhes daquele momento jamais saíram da minha mente.

Raoni iniciou o seu discurso na língua Kayapó acompanhado do interprete, o cacique Megaron. Este uma das grandes lideranças indígenas depois de Raoni. A cada pausa a plateia vinha abaixo com aplausos entusiasmados. O interessante é que os aplausos também se repetiam depois da fala do intérprete. Raoni exortou seus "parentes" a não deixar de lutar para manter o seu modo de vida. Falou especialmente para os jovens que o ouviam atentamente.

Raoni disse que vira muita coisa ruim ao longo da sua vida, da sua luta, inclusive conflitos entre indígenas. Disse que não gostaria de ter que matar ou ver índios morrerem. Afirmou não compreender porque os "brancos" querem destruir tudo à sua volta somente pelo dinheiro. Foi uma fala genial, simples, mas profunda, cheia de ensinamentos, de amor pela vida e pelos semelhantes. Ao final daquelas palavras senti-me outra pessoa.

Um fato chamou-me atenção: ao final do discurso Raoni dirigiu-se até os/as jovens indígenas e apertou a mão de cada um(a); não foi abraçar ou cumprimentar as lideranças mais velhas. Também foi até o grupo de estudantes de escolas públicas que estavam no ginásio. Estes fizeram a festa diante do grande cacique.

Terminado o discurso uma verdadeira leva de admiradores(as) queriam tirar fotos com o cacique Raoni. Ele pacientemente atendeu a todos(as), sem esboçar qualquer contrariedade ou objeção. Realmente ele tem a exata noção do seu papel de liderança e da sua importância à luta indígena que se desenvolve no Brasil.

A foto de Raoni chorando fez-me lembrar de um outro evento que participei em Porto Velho (Rondônia) há quatro ou cinco anos atrás. Naquela oportunidade movimentos sociais, ONGs, grupos pastorais, estudantes, sem-terra e povos indígenas, entre outros, estavam em plena mobilização contra a construção das usinas Santo Antonio e Jirau, no rio Madeira.

Lá pelas tantas recebi o convite para falar sobre os grandes projetos de infraestrutura (portos, aeroportos, gasodutos, oleodutos, termoelétricas, hidrelétricas, estradas etc.) que estão previstos para serem executados na Amazônia a um grupo de indígenas que estava alojado num local distante da cidade. Distribuí e apresentei a cartilha sobre esse assunto que havia sido produzida pela organização da qual faço parte.

Após concluir minha exposição fui "bombardeado" de perguntas. Todavia, a fala de um velho índio marcou-me pra sempre. Em síntese, ele disse (na sua língua original) que não acreditava que "aquela quantidade de terra toda" fosse coberta pelas águas dos reservatórios, ou que seriam destinadas ao agronegócio. Para ele, os "brancos não seriam loucos suficientes pra fazer isso". Fiquei calado, estático, sem saber o que dizer. Infelizmente, eu teria que contrariá-lo e dizer que somos sim loucos suficientes pra destruir tudo, inclusive os modos de vida dos povos indígenas, tudo em nome de uma produção e de um consumo indecentes.

Eu poderia falar de estudos, dados e estatísticas comprovando o que eu havia dito. O que eu ganharia com isso se ele estava absolutamente certo? O que mais doía em mim enquanto aquele velho índio se pronunciava era imaginar que todo aquele conhecimento acumulado por gerações corria e ainda corre o sério risco de desaparecer. Por um instante senti uma vontade grande de chorar, por não saber o que fazer para ajudar. Minha sensação era de total incapacidade para mostrar o quanto o nosso sistema é cruel, e que para o mesmo os índios e a maioria das pessoas são apenas números, ou nem isso. O capitalismo é realmente uma merda!

3 comentários:

  1. Capitalismo. É incrível o que alguém não faz por ganância.

    Fico pensando como esses caras vão dormir. Se pensam nas atrocidades que cometem todos os dias. Acho que não, porque se pensassem não fariam metade.

    ResponderExcluir
  2. Quando fiquei sabendo por minha mãe sobre a aceitação de "Belo Monte", fiquei primeiramente indignada, questionando a veracidade de tudo isso. Não queria acreditar...
    Depois, que constatei o fato, fiquei triste. Muito triste mesmo.
    Senti exatamente o que você falou: " (...)uma vontade grande de chorar, por não saber o que fazer para ajudar. Minha sensação era de total incapacidade(...)."
    É revoltante!

    ResponderExcluir
  3. E lembrar que além da UHE de Belo Monte, muitas outras, em grande parte na Amazônia, estão por vir a ser instaladas sem levar em conta o direito à vida em sua plenitude das populações que lá habitam.

    ResponderExcluir