quinta-feira, 5 de maio de 2011

Belo Monte é necessária? - Parte I

Galera, essa é a minha estreia no blog e resolvi tratar da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, aqui no Pará. Vocês devem estar acompanhando a briga de foice envolvendo, de um lado, governos federal, estadual e municipais, grandes empresas do Brasil e do exterior, bancos públicos e privados nacionais e internacionais, mídia, parcela do judiciário, partidos políticos, parlamentares, fundos de pensão, organizações patronais e de trabalhadores; de outro, indígenas, ribeirinhos, grupos de mulheres, trabalhadores(as) rurais, ongs, alguns poucos parlamentares, pesquisadores(as), para citar alguns.

Bem, a primeira conclusão a que chegamos é de que a disputa é bastante desigual já que o primeiro grupo conta com enorme poder econômico e político, possui grande capacidade de manipulação da opinião pública, além de controlar um forte aparato repressivo usualmente utilizado contra os segmentos que se opõem ao projeto de construção da hidrelétrica.

A minha resposta à pergunta-título desse post é não. Belo Monte é desnecessária e pretendo apresentar a vocês alguns dos argumentos que comprovam isso.

Primeiramente uma curiosidade: a energia que nós utilizamos quando acendemos uma lâmpada, ligamos a televisão ou o videogame percorre milhares de quilômetros até chegar ali nas tomadas das nossas casas. Pois bem, aqui no Brasil se perde entre 15% a 18% da energia produzida somente nesse percurso hidrelétrica-nossas casas. Ou seja, são milhões e milhões de quilowats perdidos por ano somente porque os componentes dos fios que transportam a energia não fazem isso de modo eficiente. Enquanto isso, no Japão essa perda é de apenas 1%. Portanto, bastaria modernizar a rede de distribuição para que a oferta de energia aumentasse de forma espetacular, gastando muito menos recursos e com reduzidos impactos sociais e ambientais. Significaria uma oferta de energia bem maior do que toda a produção prevista para Belo Monte e as usinas Santo Antonio e Jirau - que estão sendo construídas em Rondônia, no rio Madeira - juntas.

Vocês devem estar se perguntando: então, porque o governo não faz isso se o dinheiro empregado vai ser bem menor, deixará de promover o alagamento de extensas áreas de floresta, bem como não deslocará milhares de famílias para áreas urbanas já demasiadamente caóticas? Ah, mais isso já é assunto pra segunda parte do post. Abraços.

3 comentários:

  1. O blog clamava por boas críticas. Com a tua chegada, o verbo fica no passado mesmo.
    Só espero que o segundo seja mais... gente boa, por assim dizer. Lembra que teu público é composto basicamente por universitários que passam metade do dia na internet (foi mal se ofendi alguém). Por causa disso, acho que uma leitura mais descontraída seria melhor aceita.
    Bom, isso pros outros mesmo, pra mim tá ótimo do jeito que tá. Parabéns o/

    ResponderExcluir
  2. Dei-me a permissão de editar alguns pequenos detalhes da tua postagem. Nada haver com o conteúdo, que está excelente, por sinal. Editei apenas a disposição do texto e coloquei algumas tags (itens que fazem com que o blog seja achado em caso de pesquisa de palavras chaves na internet).

    Enfim, falando do texto em si, está muito bom. A forma que escrevestes está direta, sem rodeios. Não se pode exigir um determinado estilo de escrita A ou B. Acho que o tom crítico tá bem evidente e é isso realmente o que era esperado.

    Ansioso pra segunda parte! 0/

    ResponderExcluir
  3. Esse é o Lucas.... pra mim a linguagem está completamente compatível e compreensível com o nível acadêmico, seja este internauta ou não, pois mais claro do que está só se fosse em quadrinhos. Agora, se o assunto vai realmente interessar a esse mesmo público, aí é diferente, pois infelizmente, muita gente pensa que esse tema está distante de nossa realidade, mero engano. Alguns rios, praias, espécimes e comunidades inteiras vão sumir! Mudanças no ecossistema. Tem a ver com a utilização da água, por exemplo, com todos aqueles comentários do post do Tico.
    Essa primeira parte já me alertou sobre coisas que não havia pensado antes por isso já estou aguardando a próxima, pois vejo que tenho muito a aprender sobre a questão.
    Muito boa sacada do pessoal do blog.

    ResponderExcluir