domingo, 1 de maio de 2011

Simplesmente Água

Olá, blogueiros de plantão.

Primeiramente queria dar as boas vindas ao seu Guilherme, pois sei que sua colaboração irá aumentar muito o nível intelectual do blog, não que agora esteja ruim, mas... Aaaah, vocês entenderam.

Queria fazer também uma observação sobre o concurso: Saulo, é para mulheres de nascença.

Bem, vamos ao que realmente interessa, o post!!!!!!!

Serei breve nessa postagem, pois o tema é bem batido e todos de certa forma sabem algo relacionado. É incrível como os seres humanos apenas dão valor a algo quando perdem né? Será que um dia vocês pararam pra pensar: “E se a água acabasse?”. Eu realmente nunca havia parado pra pensar sobre o assunto, até o último dia 04 de Abril, quando a tubulação da COSANPA, (responsável pela distribuição de água no nosso estado) se rompeu na Tv. Mauriti, causando praticamente 24 horas de falta de água em vários bairros da grande Belém, inclusive, pra minha felicidade, o meu oO..

Pra quem não gosta de tomar banho, beleza (eu). O chato foi que, mesmo não me sentido desconfortável com o odor que meu corpo exalava, tive que carregar baldes e mais baldes de água pra casa T_T... Pois, em minha humilde residência não possuímos poço ou caixa d’água, fazendo com que tivesse que me humilhar por um pouco de água do vizinho. Um dos fatos engraçados desse dia foi a formação de um cartel de água na minha rua: “estranhamente” o preço dos garrafões de água subiu e alguns vizinhos até cobravam 1 real por cada balde retirado de seus poços.

Nesse mesmo dia indo para a faculdade (tomei banho tá), o “buzão”, parou no sinal e percebi um senhor saindo de sua casa com uma mangueira, rapidamente várias pessoas, que pareciam estar andando sem destino com seus baldes, se aglomeraram em frente a casa do senhor. Naquele momento, tive uma visão mais geral do assunto e me veio a pergunta e se realmente a água acabasse?

Todos nós sabemos que a água cobre aproximadamente 70% de nossa superfície blá blá blá... Apenas 3% é potável blá blá blá... A amazônia detém grande parte de água potável do mundo blá blá blá. Realmente minha intenção nesse post não é mostrar dados estatísticos, pois desde a alfabetização somos meio que condicionados a sabermos disso né? Enfim, como falei minha intenção não é mostrar nenhum dado estatístico, mas dois me chamaram atenção.

Aquífero Alter do Chão, uma reserva com cerca de 86,4 quatrilhões de litros de água subterrânea, suficiente para abastecer a população mundial em cerca de 100 vezes. Até 2025, metade da populção mundial, sofrerá com falta de água potável. Bora lá galera 1+1=? Se antes a Amazônia já despertava o interesse de todo o mundo por sua biodiversidade, ecossistemas, fauna, flora, dentre outras coisas. Hoje ela possui mais um atrativo, o nosso ouro branco.

Apesar de alguns especialistas apocalípticos acreditarem que a próxima guerra mundial será por causa de água, acredito que não chegará a tanto, mas acredito sim, em surgimento de novas superpotências, principalmente sul-americanas, impulsionadas pelo ouro branco, isso é claro, se o Obama não disser que os países da America do Sul possuem armas de destruição em massa xD.

Brincadeiras e opiniões a parte, devemos dar valor ao que temos, galera, deixar de ser superficiais e egocêntricos, pois em um futuro não muito distante a Amazônia precisará dé nós, e cabe a nós mesmos, filhos da terra, defendê-la. Espero que não com armas, mas sim, com palavras e opiniões formadas, pois hoje parecem melhores os jovens que sabem os nomes de integrantes de bandas teen’s do que os que discutem assuntos como este. Essa inversão de valores pode nos custar muito caro um dia. Se liga galera!!!!!

Só pra lembrar que o crédito das tirinhas é do meu amigo Hugo Foro. No dia em que pensei sobre o tema ele resolveu me ajudar e começou a produzi-las para muá \oo/ vlw moleq.

10 comentários:

  1. É interessante perceber como alguns assuntos clichês( por mais importante que sejam) nos fazem torcer o nariz...
    Taí um tema essencial pra vida humana, mas que pouquíssimas pessoas tem noção disso.
    Aprendemos desde a tiazinha do alfa a economizar água, energia, jogar lixo no lixo...
    mas, cadê?
    Acredito que será aos poucos... acredito que serão (também) escritos como esse que vão nos dar aquele beliscão de "acorda!".
    Eu tou por aqui procurando fazer a minha "Pequena" parte... e alertando também (como posso) àqueles que precisam.

    valeu Tico.
    beijo.

    ResponderExcluir
  2. Mto obrigado Laísa. Esse é um dos objetivos do Blog

    ResponderExcluir
  3. Por aqui o desperdício de água é tanto que as pessoas realmente não se dão conta dos inúmeros "lava-jato" jorrando água sem parar, das centenas de canos quebrados manando água noite e dia, das diversas mangueiras ligadas o dia inteiro nas diversões de domingo e outros cenários desse tipo integrantes de nosso cotidiano e que não indignam as pessoas. São acontecimentos banais às vistas da sociedade e de nossas autoridades. Mas de fato devemos fazer o papel daquele passarinho trazendo água no bico pra combater o incêndio na floresta. Precisamos fazer nossa parte e o blog tá de parabéns, na figura do Tico, por trazer à tona esse assunto de crucial importância à sobrevivência humana.

    ResponderExcluir
  4. Comum, porém de extrema importância, me identifiquei de cara pq aqui no bairro sempre falta, eu com sorte tenho reserva, o motivo é esse: racionar água, avalia pro futuro, apesar de não adorar aquela água fria que só o diaxo entendo xD semana passada a minha professora estava falando sobre guerras e que a próxima seria voltada pra nós pelas nossas queridas gotículas, enfim adorei o post e realmente é algo pra refletir, bjo ticomia!

    ResponderExcluir
  5. ahh um tema clichê sim, mas sabe o que fazemos com tudo que ouvimos por ai sobre a água,com todos os dados e discursos da tiazinha desde o alfa??
    Nada,entra por um ouvido e sai pelo outro..
    Até mesmo quem fala sobre o assunto desperdiça água,não da valor a esse liquido.. ninguém percebe que um dia essa água toda poderá mesmo acabar, mesmo hoje sendo tão abundante.. quando se passa por uma situação como o rompimento dos canos tu para e até pensa como precisa de água para sobreviver,mas os dias se passam e logo vc esquece dos baldes que teve que carregar,das dificuldades que a falta de água causa...Queria que todos ao lerem esse post,ou ao ver qualquer coisa a respeito do desperdício aprendessem algo ou se conscientizassem de verdade, não apenas por alguns dias. Mas já será um bom começo cada um se conscientizar um pouquinho a cada dia,ja e uma economia rsrs
    Enfim,adorei o post lembrei do meu lado ambientalista de um tempo atrás rs

    ResponderExcluir
  6. bom, não me estenderei nesse comentario, ate pq num tenho muito saco pra escrever, só quando vale ponto na prova ou bônus no salário aushauhsauhs brink's
    realmente, é um assunto no qual devemos parar pra refletir o quanto somos responsáveis pelos problemas com a falta de água... vamos colocar a culpa na cosanpa? saaeb? no poder público que não faz nada? vamos! Só que mais do que isso, precisamos reavaliar nossa parcela de culpa nisso aí. Tá beleza, os grandes não fazem nada, mas e nós, o que estamos fazendo? Tomando banhos de 1h... lavando nossos [meu não, pq num tenho] belos e luxuosos carros com aquelas mangueiras que não param de jorrar água... Sabemos da responsabilidade do governo, mas não podemos deixar só nas mãos dele, mas sim, precisamos fazer nossa parte, economizar, mas principalmente valorizar, pois quando o nosso tão precioso líquido falta, quem vai andar carregando baldes somos nós! #fikdik
    beeeeeeeelo post Tyko !
    ;)

    ResponderExcluir
  7. Postagem totalmente relevante, Tico.

    É realmente difícil tentar conscientizar as pessoas, não só em relação à essa questão da água mas como em muitas outras. Eu faço minha parte, no entanto eu fico bastante constrangido em chamar a atenção de alguém desconhecido que esteja enxaguando o carro e a mangueira 'ligada', jogada no chão...

    E outra, precisamos fazer sim nossa parte, mas se algo maior não for feito (refiro-me ao governo brasileiro) essas possíveis guerras não irão mesmo ser evitadas.

    ResponderExcluir
  8. Daew meu povoo,toma consciência a água ta acando,o mundo ta acabando tudo ta acabando kkkkkkk ta pareey...Manênhoo ameeei o blog

    ResponderExcluir
  9. Tico, está muito bom esse teu texto: simples, objetivo e bem escrito.

    ResponderExcluir
  10. é um tema clichê mas de fundamental importância.Trabalho com crianças de 3 à 5 anos e demos essa aula clichê de água potável,escassez de água...Enfiiiim, mas pelo menos lá na escola eles aos poucos se conscientizaram de por exemplo ao escovar os dentes fechar a torneira,não deixart ligada,a gente trabalha estes pequenos gestos e quem lida com criança sabe que eles propagam esse conhecimento e espero sinceramente que essa aula tenha sido bastante útil pra vida prática deles =) amei o post :D

    ResponderExcluir