terça-feira, 17 de maio de 2011

O terrível País da Educação

Deixemos agora a mente viajar sobre um mundo ilusório. Um mundo onde havia um país terrível, daqueles que assombram só de ouvir ouvir o nome: Erudio, era como o chamavam.
Erudio é Educação em Latim.
Erudio era governada por um ditador maquiavélico chamado Eleifend Ethically, na qual tinha seu palácio situado na capital do país, Wisdom. Fora lá que Eleifend tomara o poder do principal membro do partido GC (Gentis Corrumperes), Corrupt Politicus, o qual governava o país por mais de duas décadas.

Desde então, os membros do PGC foram obrigados a agir na clandestinidade e puderam apenas presenciar as atrocidades que Eleifend praticava sobre o país. Em sua gestão, Erudio passou a dar menos importância para áreas como: o cultivo de grãos, cuja produção era voltada exclusivamente para o mercado externo; Financiamento de obras voltadas mais para a exportação de recursos naturais e energia que para o uso da população, de fato; ao pagamento da dívida externa do país que consumia bilhões de Spe's, a moeda local.

Com Eleifend Ethically no poder, Erudio assistiu ao terrível fim do mal uso do dinheiro público, como a corrupção e os gigantescos gastos dos políticos de Erudio. Com a diminuição de impostos, desapareceu também a sonegação dos mesmos. Tudo isso era terrível para os políticos membros do PGC porque agora sobrava muito mais dinheiro para ser investido em Educação.

Ah, Educação... Palavra horrenda para qualquer político do Gentis Corrumperes... Como poderiam eles lucrar com uma população que tinha eficientes investimentos em Ciência e Tecnologia, Meios de Transporte e produção de Energia? Que investia na agricultura para ninguém mais no país passar fome? Como poderiam lucrar num país que investia pesado em escolas, professores, alunos? Na qualidade de vida da população? Como se reeleger num país que tinha uma população que contava com uma Educação de qualidade, que estudara Moral e Ética desde cedo, e que aprendera os conceitos de Liberdade, Igualdade e Fraternidade?


Não! Era o fim dos Gentis Corrumperes. Não se podia mais lucrar com a desgraça alheia. Não em Erudio, o terrível país da Educação.

2 comentários:

  1. Bom, aproveitando o embalo, só tenho a recomendar uma excelente leitura que discute sobre o tema do texto: O Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley. Não querendo fazer propaganda pro blog do qual faço parte, mas sim citando uma ótima resenha... enfim, no www.velikovalovi.blogspot.com tem uma resenha muito gente boa sobre o livro, talvez lhe interesse ^^

    ResponderExcluir
  2. sim o terrível país da educação mas é na educação que escolhemos seguir a nossa profissão mesmo com todos os problemas,que se eu começar a flr aqui se torna clichê.Não há dinheiro no mundo que pague a satisfação de vc ensinar e ver o seu aluno aprender e interessado por aquilo q vc fla...

    ResponderExcluir