sábado, 2 de maio de 2009

Chuva de melancolia

Acho que foi a chuva. Não sei dizer ao certo, mas acho que foi ela quem me influenciou. Negativamente diga-se de passagem. Mas acreditem, eu não queria fazer o que eu estou prestes a fazer.

A chuva tem o incrível poder de levar seus sentimentos ao lado consciente do cérebro. Faz com que, mesmo que você não queira, eles venham a tona e você fique pensando neles. Claro que pode representar algo bom, afinal de contas, nada como lembrar daquela bola, ou daquele voley, que você jogou com seus amigos naquele dia de chuva. Ou aqueles momentos únicos que a chuva te proporcionou... É o lado bom da chuva.

Porém, geralmente a chuva suscita pensamentos negativos. Foi o meu caso.

Imaginem, meus caros internetexpectadores, que eu não sou de ficar dando bola pra isso. Sou muito mais seguir minha vida e esquecer de tudo, porque "um dia passa"... Mas eu acho que ainda não é o meu caso. Os problemas vão demorar a passar, e essa postagem deverá me ajudar a encarar melhor a tudo isso.

Engraçado é que dizem que antes do seu aniversário, você vive um "inferno astral". Comigo aconteceu o contrário. Antes de ficar mais velhinho, a minha vida estava sob uma perspectiva muito boa. Estava em um novo período da minha vida, mais ou menos como eu achava que seria dalí pra frente. O aniversário foi maravilhoso. Um dos melhores que eu já tive. Claro que teve gente importante que faltou, mas depois eu fui recompensado... Até por que eu considero que meu aniversário foi todo o primeiro final de semana de abril. O fim de semana como um todo foi maravilhoso. Ganhei perspectivas que eu não imagna que fosse possível ter um dia.

E depois? Depois desandou. Aí de fato entrou o meu inferno astral, da qual ainda permaneço. Olhem só meus amigos, eu não quero estar fazendo draminha, ou qualquer coisa do tipo. Estou só mostrando por meio da escrita, pra eu mesmo, o que eu tenho pensado no último mês de abril. Estou vivendo sem muitas perspectivas, e isso pra mim é demais ruim. Sempre procurei ter um plano B, um C e até um D, caso as coisas não dessem certo. Pra tudo. Seja na escola, nos relacionamentos, no trabalho, etc. E agora eu malmente tenho um plano A...

Tenho aprendido que certas coisas fazem parte da vida de todas as pessoas. O que muda é a intensidade. Todos temos problemas, isso é fato. Todos nós já sentimos vontade de desistir de algo, de chutar o pau da barraca, de ter uma vida diferente. Todos nós já choramos por causa de outras pessoas ou situações, não conseguimos nos concentrar por causa disso e até mesmo não conseguir viver por não aceitar aquilo. Todos nós. O que muda então, mais uma vez? A intensidade. Existem pessoas que se importam mais e outras que que se importam menos com isso. Eu sempre me importei menos. E sempre critiquei também quem se importa mais.

E vejam bem, aqui estou eu me importando mais. Por isso que antes de você criticar, você deve procurar entender as pessoas. Não só por simples ato de educação, mas porque um dia pode ser você que esteja daquele lado, e você não vai se sentir nada bem se ao invés de te ajudarem, fiquem te criticando. Eu penso assim agora, penso em certas atitudes. Penso em coisas que eu mudaria. Mas é tarde, não posso mudar. O jeito agora é tentar aprender, e não tentar mais cometer os mesmos erros.

Solidão é algo que meche com a sua cabeça. Você não deve julgar as pessoas solitárias. Elas geralmente não estão em si. Elas geralmente ficam pensando coisas que não pensariam se tivesse alguém ao lado delas. E o pior é quando essas pessoas que são ou estão solitárias, são orgulhosas também...

Ah, o orgulho... Veneno que corre nas veias, e parece bloquear os teus pensamentos de melhora... Que que tem que tu tá numa pior? Não é tu que vai ceder não é? Deixa ela (e) vir atrás de ti. E ela (e) nunca vem... Nunca vem porque não é você, o certo. Você é o errado, e vai ficar esperando, pra sempre... Mas o seu orgulho não liga pra isso. Ele é como um muro de um castelo, quase indestrutível.

E quando aliado a tudo isso vem a rejeição? Putz... Esse é o pior dos sentimentos. Ganha disparado do ódio. Uma pessoa rejeitada tem um grau de solidão elevado ao cubo. Pessoas rejeitadas tem potencialmente mais chances de fazer algo não muito digno de se fazer. Tome cuidado, pra você, sem querer, estar fazendo alguém se sentir assim... Pessoas não gostam de sofrer. Nenhuma. A diferênça é que muitas delas não sabem como, ou não têm a oportunidade de alcançar o que elas mais querem, e sofrem. Ou o que elas querem, é demais para as outras. Mas elas não gostam. Todos queremos ser felizes, cada um da sua forma.

Chuva, chuva, chuva... E você, além de tudo isso, ainda me faz pensar naquilo que me agonia, que me dói e me desespera. Na saudade, na carência, no ciúme. Eu que não fico a pensar nisso tudo, estou aqui escrevendo quase um livro. Imagina só as pessoas que no geral se importam em demasia com isso.

Isso é Belém. Belém que nos faz pensar, em todas as tardes (e manhãs de sábado também) nos nossos sentimentos mais profundos...

Pelo menos agora, eu tenho um blog pra deixar com que essas emoções estravazem. E assim, eu fico melhor, ao menos.

4 comentários:

  1. Essa chuva hein? Deus está na chuva. E o diabo tbm. =]

    ResponderExcluir
  2. vixii, me vi em vários momentos ao ler este post, e concordo com vc... "Ah, o orgulho... Veneno que corre nas veias, e parece bloquear os teus pensamentos de melhora... Que que tem que tu tá numa pior? Não é tu que vai ceder não é? Deixa ela (e) vir atrás de ti. E ela (e) nunca vem... Nunca vem porque não é você, o certo. Você é o errado, e vai ficar esperando, pra sempre... Mas o seu orgulho não liga pra isso. Ele é como um muro de um castelo, quase indestrutível." disse tudo... eu preciso aprender a ser mais flexível, a me permitir mais, a deixar o medo de lado, creio q esse post [apesar de mt tempo depois de ser publicado] me serviu como uma injeção de ânimo ou algo assim, só sei que foi lá dentro e estremeceu minhas bases... enfim, quase 2 anos depois esse post veio pra falar diretamente comigo... vlw

    ResponderExcluir
  3. Ha! Nem lembrava desse post! Égua, humildade à parte, eu tava inspirado nesse dia... Acho que consegui passar tudo o que tava sentindo mesmo, cada detalhe.

    Foi até importante tu ter me feito ler esse post de novo, Bia. Quando o fiz, eu tava em uma situação não tão diferente quanto a de hoje em dia...

    Espero ainda poder fazer mais posts que toquem o coração das pessoas. E o meu também. 0/

    ResponderExcluir
  4. \o pois é Xan, e tocou mesmo... muito bom, de verdade...

    ResponderExcluir