quinta-feira, 21 de maio de 2009

O Brasil é mais ao Sul.

Incrível. Simplesmente incrível.

Há alguns meses atrás, recordo-me muito bem da tragédia que aconteceu em um dos estados mais ricos do país: Santa Catarina.

E foi uma tragédia e tanto. O presidente até sobrevoou as áreas atingidas. Milhões de brasileiros fizeram doações para as vítimas, as quais, soubemos depois, foram muitas vezes desviadas para consumo próprio. Tinha até briga dia de domingo, pra quem arrecadava mais, o Faustão ou o Gugu. Ana Maria Braga chorava toda manhã entrevistando as vítimas.

Mas o que importa, é que os brasileiros são solidários. Todos que moram nesse país tem um sentimento de irmandade para com os outros habitantes da nação.

Muito bem, tudo muito bonito.

Mas o que dizer agora das dezenas de tragédias que vem acontecendo no norte do país? Os efeitos da alteração do clima no nosso planeta fizeram milhares de ribeirinhos sentirem na pele o que o homem da cidade faz contra o meio ambiente. Já tem milhares passando fome, e outros muitos mais sem casa, roupa ou dignidade. São mais de 10 estados com problemas de enchentes.

E agora? Onde está o espírito solidário? Onde está o presidente? Onde estão o Faustão, o Gugu e a Ana Maria Braga?

Um grande erro da minha explanação: os brasileiros são solidários a outros brasileiros. Nós, aqui de cima, não vivemos no Brasil. Não no mesmo Brasil que eles. O Brasil, meus amigos, é mais ao Sul. Não fazemos, de fato, parte desse país. Por que se importar com nós então, com tanta coisa importante acontecendo no país? CPI da Petrobrás, Dança dos Famosos, Lendas Urbanas...

De qual nação pertencemos? Quem vais nos ajudar? O que vai ser de nós? Eis as perguntas que não querem calar.

Um comentário:

  1. Parabéns Formiga. Sempre pensei desta forma, aliás, sei que nós, índios que andam nus pelas ruas completamente tomadas por Jacarés, temos que ter muito mais orgulho de pertencer a esta terra abençoada.
    Terra que, infelizmente, é preterida e marginalizada mas que, indubitavelmente, teu um valor inigualável. Abraços papá-xibé.

    ResponderExcluir